Visitas: 52887489 - Online: 127

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

Ultrasonografia
LEO





11/07/2012 09:17:52
      
Vilhena é o segundo município de Rondônia a expedir nova Carteira de Trabalho

Com mais de 74 anos de existência, a Carteira de Trabalho brasileira já passou por diversas modificações. A última versão do documento foi lançada em abril de 2008 e, de lá para cá, vem substituindo gradativamente as antigas CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). A Agência Regional em Vilhena já está emitindo o novo documento, tornando-se o primeiro município, fora a capital, a expedir a nova CTPS.
Mas, quais são as vantagens da nova CTPS? De acordo com a chefe da Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Lilian Alves de Oliveira Silva, é o material usado, igual ao utilizado nos passaportes, o que, aliado a foto e assinatura digitais, e aos dados que são compartilhados com a Receita Federal, torna o documento mais difícil de ser fraudado. “Na nova CTPS vão os números de todos os documentos: CNH, CPF, RG Titulo de Eleitor,” concluiu Lilian, afirmando que o documento anterior poderia ser feito apenas com a certidão de nascimento e, na nova, é exigido o CPF. A cor azul foi mantida para não confundir o trabalhador.
Lilian destaque ainda que o novo documento proporciona ao trabalhador a possibilidade dele fiscalizar seus direitos, como o seguro desemprego, o Fundo de Garantia e o abono salarial. Isso porque, segundo a chefe da Agência Regional, o número do PIS passa a ser gerado imediatamente na emissão da CTPS, e não mais pelo empregador, com a antes.
Lilian mostrou a fábrica que foi montada na Agência para a confecção das novas carteiras. Ela não tem ônus algum para o trabalhador que precisar do documento.
A servidora revelou que parcerias estão sendo negociadas com as Prefeituras do Cone Sul para a emissão da nova CTPS nos municípios que compõem a região. “As prefeituras farão os cadastramentos e nós confeccionamos as carteiras”, disse.
Lilian explicou que os que já tem CTPS devem continuar usando o modelo anterior, pois ele ainda estará valendo em todo o território nacional. “A partir de agora nós somente emitiremos CTPS do modelo novo, mas quem já tem pode continuar usando a antiga, pois ela continua valendo em todo o país”, garantiu.



Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871