Visitas 128109002 - Online 450

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

06/08/2012 11:10:49

Fogo nos arredores de Vilhena mobiliza Bombeiros e brigada contra incêndio

 

Todo ano ações irresponsáveis se repetem criando cenas de terror e devastação tanto na rural quanto na área urbana. 

É sempre assim: quando começa o período de estiagem começa também o período das queimadas, e como se somente houvesse essa maneira de limpeza de pastos e de terras para plantações, chacareiros, sitiantes e fazendeiros, sem discriminação de tamanho da propriedade ou cultura cultivada, ateiam fogo na área que desejam limpar.

Da mesma forma, moradores da área urbana se utilizam desse subterfúgio para se livrarem de entulhos acumulados na poda de árvores, na limpeza dos quintais e alguns chegam ao cumulo de queimarem lixo domestico.  

O problema, como se a queimada por si só já fosse um problema, é que frequentemente o fogo foge do controle e invade áreas de mata e plantações que não estavam previstas para serem “limpas”.

A vegetação seca, a baixa umidade do ar, o vento de força razoável e a alta temperatura costumeira nesta época do ano na região, são fatores agravantes da situação. No entanto, as pessoas parecem não se aterem a esses fatores e ateiam fogo achando que podem controlar as chamas.

Em grande parte das vezes não podem. Como aconteceu na tarde de ontem, domingo 05, não se sabe quem, ou como o fogo começou. Mas, um incêndio de proporções razoáveis num setor de chácaras a cerca de 5 km do perímetro urbano de Vilhena, na Linha 135 da Gleba Corumbiara, consumiu uma grande área de floresta, destruí plantações e segundo informações dos Bombeiros queimou uma casa e um caminhão numa chácara na Linha 135, ninguém se feriu.

Segundo informações, o fogo teria começado no início da tarde em um ponto incerto da linha 135 e rapidamente se alastrou pela vegetação seca com a ajuda do vento, atingindo as Linhas 5, 6 e 7 do Setor União da Vitória. 

Agentes do Corpo de Bombeiros, homens do Prevfogo e voluntários trabalharam durante toda à tarde no combate ao fogo. Por volta das 22h00 da noite de ontem, agentes do Prevfogo ainda combatiam às labaredas que continuavam consumindo a mata.

A reportagem percorreu as linhas atingidas pelo fogo, e as imagens vistas ao logo do caminho eram desoladoras. A terra recoberta pela cor preta do carvão produzido pela queima da vegetação, árvores ainda queimando, e a fumaça e fuligem no ar, davam o tom do drama vivido pelas pessoas que moram na região. Numa chácara, um galinheiro com dezenas de frangos somente escapou por que o dono havia retirado qualquer vegetação do seu entorno. Ainda assim, as labaredas passaram bem perto da construção. E embora nenhuma ave tenha morrido, o proprietário disse que ainda teme pelos frangos, devido ao forte calor e a intensa fumaça a que as aves foram submetidas. 

Na manhã de hoje, segunda-feira 06, uma equipe do Corpo de Bombeiros irá a área atingida pelo incêndio para avaliar o estrago feito e averiguar se ainda há focos de incêndio.

 

 





Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.