Visitas 128159253 - Online 320

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação

20/09/2012 16:40:42

Técnicos da Seduc promovem oficinas de rádio escola em Vilhena

Os técnicos educacionais Alcemir Ribeiro de Arruda e Reinaldo Ramos das Neves, coordenadores da Rádio Falante da Escola Estadual Orlando Freire, em Porto Velho, estão em Vilhena ministrando duas oficinas sobre rádio escola a educadores de escolas estaduais do Cone Sul. Coordenadores da TV Escola, de rádios escola já existentes, de laboratórios de informática, técnicos administrativos e professores de Vilhena participaram das oficinas na quarta-feira (19). Os representantes de Cabixi, Colorado, Cerejeiras e Corumbiara o fazem nesta quinta-feira (20).
A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), começou em fevereiro. Realizada em oito horas de aula, com muito exercício prático, passou pelos sete municípios onde estão sediados os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) em Rondônia. Porto Velho foi o primeiro a receber o curso. Depois foi a vez de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ariquemes, Rolim de Moura e Cacoal. A etapa regional de Vilhena é a última do projeto. Sempre contando com a participação de equipes das cidades circunvizinhas ao município polo, ao todo, a Seduc capacitou 272 servidores da rede estadual de ensino.
De acordo com os palestrantes, o objetivo da rádio escola é facilitar a comunicação entre os gestores, alunos, funcionários da escola e membros da comunidade. Para Alcemir, a rádio também pode ser utilizada como uma ferramenta para colaborar na melhoria das notas do IDEB e da Prova Brasil. “O projeto está dando resultado rápido. Depois da oficina realizada em Porto Velho, por exemplo, sete escolas da capital implantaram suas rádios”, destaca Reinaldo.
As oficinas
Na oficina de “Locução para Rádio Escola”, os temas abordados foram os tipos de frequências e de emissoras de rádio; quem são os profissionais do rádio; os cuidados e o correto uso do microfone. Já na oficina de “Sonorização e Operação de Som para Rádio Escola”, os palestrantes listaram os equipamentos básicos para a instalação da rádio escola, a exemplo da mesa de som, microfone, aparelho para tocar CDs, gravador para uso de repórteres, caixas de som e transmissor ou amplificador. Os participantes também aprenderam a lidar com os botões da mesa que equaliza e regula o volume do som transmitido aos ouvintes. E ainda conheceram cabos, conexões e modo de instalação de caixas de som no pátio da escola.
HISTÓRIA - A Rádio Falante Orlando Freire entrou no ar no início de 2010 e logo se destacou como projeto educacional bem sucedido. Com isso, passou a ser tema de matérias jornalísticas de vários veículos de comunicação, com destaque para as publicadas no site “Amigos da Escola” e a reportagem exibida em rede nacional pelo Jornal Hoje, da TV Globo. O sucesso extrapolou os muros da escola e tornou-se modelo para a implantação de projetos semelhantes em unidades escolas de todo o estado.





Fonte: FS
Autor: Jovino Lobaz

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.