Visitas 128173252 - Online 265

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Geral

16/10/2012 15:36:55

Com 252 vagas, novo presídio de Vilhena será inaugurado em duas semanas

Está prevista para o dia 30 de outubro a inauguração do novo presídio de Vilhena. Ainda sem nome, a nova unidade prisional tem capacidade para 252 detentos, e mais 12 no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Mas, de acordo com Juraci Duarte, assistente especial do gabinete da Secretaria do Estado da Justiça – extensão Vilhena e região, a princípio serão transferidos para a nova unidade prisional 207 dos 247 detentos da Casa de Detenção de Vilhena (CDV). “A intenção é que o novo presídio receba somente os detentos que já tenham sido julgados. Os presos provisórios devem permanecer na CDV”, afirma Duarte.
O assistente disse ainda que hoje existem na CDV mais de 85 presos provisórios. “Esses detentos não deveriam ir para a nova unidade, no entanto, parte deles irá porque as condições da CDV, principalmente no que diz respeito a saneamento, estão precárias”, afirmou.
Duarte revelou que apenas 40 detentos devem ficar na CDV. “Esse número permitirá que providências sejam tomadas para melhorar as condições da unidade”, garante.
Quanto ao novo presídio, o assistente especial frisou que a unidade é uma das melhores do Estado e propiciará segurança à população e humanização ao detento. “Firmamos uma parceria com a Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que possibilitará a implantação do ensino regular para os apenados”, disse Duarte, que revelou ainda que a unidade firmará também parceria com a iniciativa privada para que sejam montadas dentro da unidade duas empresas. “Essa parceria é fundamental para a ressocialização do apenado, sem contar que todos ganham: a empresa, que dentre outras vantagens, terá mão-de-obra barata; o Governo, que diminuirá os custos com os presos; e os próprios detentos, que terão suas penas diminuídas”, detalhou Duarte.
Amanhã, quarta-feira 17, será realizado no novo presídio um treinamento de intervenção, com a participação dos agentes penitenciários que atuarão na nova unidade e homens do Grupo de Operações Especiais (GOE). “Esse curso visa familiarizar tanto os agentes quanto os policiais com o ambiente, para facilitar a ação no caso de uma rebelião”, explicou Duarte.
Da mesma forma, nos dias 22 e 23, será realizado treinamento dos agentes com os Bombeiros para o caso de um eventual incêndio. “Nossa unidade conta com um sistema de combate a incêndio, mas precisamos familiarizar nossa equipe a esse sistema”, complementou. 
De acordo com Duarte, a principio, 35 agentes penitenciários atuarão na nova unidade, mas que ao longo do tempo outros devem ser assumir até que se chegue ao número ideal que seria de, no mínimo, 50 agentes.
A inauguração prevista para acontecer no dia 30 deve contar com a presença do Governador Confúcio Moura e do secretário do Estado da Justiça, Fernando Antônio de Oliveira e de autoridades locais.





Fonte: FS
Autor: J. Salustiano

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.