Visitas 128157495 - Online 367

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Terra

26/10/2012 16:39:21

Colorado do Oeste é um dos municípios campeões de ataques de cigarrinhas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia alerta os produtores do Estado para o perigo da praga conhecida como cigarrinhas, principalmente aos que cultivam  cana-de-açúcar, arroz, milho, sorgo e outras gramíneas. As regiões de Colorado do Oeste e Machadinho D'Oeste apresentaram maior índice de infestação da praga no estado.
Apesar do nome parecer inofensivo, as cigarrinhas representam um perigo para as pastagens, e é nesta época do ano, com o início do período chuvoso, que elas atacam, segundo pesquisadores da Embrapa. A infestação da praga seca as folhas da produção a partir das pontas, como se tivesse sido queimadas.
“No período de seca, os adultos [cigarrinhas] morrem, mas antes colocam ovos nas pastagens e lavouras. Com a chuva, os ovos nascem. Começam a aparecer as ninfas, [fase jovem do inseto] envolvidas na base das plantas, que ficam em uma espuma produzida por elas mesmas, até se tornarem adultas”, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia, José Nilton Medeiros Costa.
De acordo com o pesquisador, no momento a preocupação é para que os produtores comecem a detectar os focos das cigarrinhas nas pastagens. “Se constatada a existência de 20 a 25 ninfas por metro quadrado é preciso iniciar o controle”, afirma o pesquisador.
Conforme levantamento realizado pela Embrapa em 2010, as regiões de Colorado D’Oeste e Machadinho D’Oeste apresentaram maior índice de infestação da praga. Em 2011, o nível de infestação da praga em nove municípios pesquisados pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), era de 40%.

 





Fonte: G1
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.