Visitas 129783793 - Online 326

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Meio Ambiente

09/11/2012 12:38:32

Motociclista atropela jaguatirica nas proximidades do IFRO; animal morreu

 

No início da noite de ontem, quinta-feira, 08, os Bombeiros foram solicitados a comparecerem na BR 174, nas proximidades do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), onde havia, segundo o solicitante, um animal silvestre que havia sido atropelado.

 

Os Bombeiros encontraram no local uma jaguatirica caída e já sem sinais vitais. segundo informações um motociclista teria atropelado o animal. Mas, não parou. 

 

O felino, que devia pesar mais de 20 kg, segundo cálculo dos Bombeiros, foi levado para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

 

Este foi o caso mais grave registrado nos últimos tempos em Vilhena, mas não o único. Outros episódios envolvendo animais silvestres foram registrados na cidade. 

 

Ontem mesmo, pela manhã, os Bombeiros já haviam lidado com uma situação de resgate de animal silvestre na área urbana do município.  No caso, o resgatado foi um tamanduá, que se encontrava no portão de uma residência, na Avenida 7 de Setembro, São José, bairro que margeia o Igarapé Pires de Sá, onde existe uma porção, ainda que mínima, de mata. Ele foi capturado e entregue no IBAMA. 

 

No dia 25 de setembro, uma Jiboia de quase dois metros foi capturada no quintal de uma casa, também no bairro São José. A família disse que o animal teria atacado uma criança de seis anos que brincava perto do pé de romã, onde a cobra estava escondida. A criança não se machucou. O réptil foi capturado pelos Bombeiros e entregue na sede do IBAMA.

 

Especialistas afirmam que não são os animais que estão invadindo as cidades, são as cidades que crescem sobre as florestas, habitat natural desses bichos. A redução desses habitats faz com que eles entrem nas áreas urbanas. 

 

Os casos narrados nesta matéria aconteceram em locais próximos a capões de mata que margeiam o igarapé Pires de Sá, que passa de um lado da cidade, e a nascente do Rio Barão de Melgaço, do outro lado da cidade. 

 





Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.