Visitas 128103836 - Online 458

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vilhena

26/11/2012 12:31:05

Prefeito eleito de Corumbiara “rói a corda” e velho cacique começa a dar cartas

O prefeito eleito de Corumbiara, Deocleciano Dizal (PTB), deverá nomear em breve o ex-prefeito Leidson de Souza (PMDB), para ser um de seus principais secretários, provavelmente a secretaria de obras do município. O anúncio foi feito, ainda que informalmente, numa viagem do novo prefeito (e Souza também) a Porto Velho no início deste mês.
A indicação do nome de Souza para participar da gestão de Dizal não é bem uma novidade. Mas a escolha deste nome para uma das pastas da prefeitura contraria um dos pontos altos do discurso do petebista que, durante a campanha, prometida fazer uma “administração autônoma”.
Souza é um velho cacique do município vizinho e foi prefeito de Corumbiara por dois mandatos consecutivos (1997-2004). Teve papel de destaque ao articular uma oposição sutil no último mandato do atual prefeito, Silvino Boaventura (PTB). Um petista, pioneiro da pequena cidade, disse por telefone que Souza é a maior influência na política do município. “Todos os fatos políticos que aconteceram em Corumbiara nos últimos 15 anos tiveram a mão do Souza, direta ou indiretamente”, afirmou, na condição do anonimato.
Apesar de popular no município, Souza não pode se candidatar. Está impedido pela justiça eleitoral. Mas foi um dos determinantes da vitória de Dizal. Além disso, o vice do petebista eleito é indicado diretamente por Souza, o comerciante Emerson da Loja (PMDB).
Agora, com a indicação de Souza para uma das pastas na gestão de Dizal, tudo indica que a bravata do petebista não resistiu à influência do “coronel” que, pode, inclusive, se estender por várias áreas da administração.

 





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.