Visitas 128141865 - Online 357

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

05/10/2009 11:51:02

CONFÚCIO PODE SER VICE DE CAHULLA

Fontes ligadas ao deputado estadual Luizinho Goebel (PV), aliado de Ivo Cassol (PP), garantem que o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, procurou o governador para propor uma aliança.  A versão também é sustentada por vários jornalistas da Capital.

Segunda a suposta estratégia de Raupp, tanto ele quanto Cassol teriam condições favoráveis de eleição, “sem riscos”, se estiverem unidos. Neste sentido, seria “interessante” para ambos uma aliança em que João Cahulla (PP) fosse candidato a governador com o peemedebista Confúcio Moura de vice.

O curioso é que Cassol e Raupp são rivais históricos. Ambos foram prefeitos de Rolim de Moura, de onde dividem o eleitorado. Sempre trocam farpas. O “medo” de Raupp seria exatamente a possibilidade de o eleitor de Cassol não votar nele [no ano que vem, serão votados dois nomes para o Senado] e vice-versa. Com isso, um terceiro nome [do PT, talvez] pode ser beneficiado com o fato de quem votar em Raupp e em Cassol escolhê-lo como segunda opção. Foi o que ocorreu com Fátima Cleide (PT), em 2002, que acabou sendo a mais votada naquela eleição.

SOBRINHO E CONFÚCIO – O PMDB é aliado do PT na capital do estado e se o petista Roberto Sobrinho renunciar à prefeitura em abril para concorrer ao Governo, o grupo de Raupp comandará a capital.

No entanto, Sobrinho disse a este site que só renunciará se o PMDB lhe indicar o vice. O petista também comentou que ele e Confúcio têm um adversário em comum a ser derrotado: Ivo Cassol. Raupp já estaria mais preocupado com sa reeleição ao Senado.

 Em Vilhena, Confúcio afirmou que sua postulação independe da do PT e que os dois partidos deverão seguir separadamente no primeiro turno.

 

CONVERSANDO – O www.folhadosulonline.com.br procurou a assessoria do PMDB para tratar de todas estas questões e confirmar (ou não) a possível aliança com Cahulla. O site obteve a seguinte resposta:

 

Existe no País a aliança consolidada entre o PMDB e o PT do Presidente Lula. A prioridade do nosso pré-candidato ao Governo [Confúcio] é seguir neste mesmo rumo. Sua intenção de concorrer ao Governo do Estado está colocada, assim como a de outros membros do PMDB [Sueli Aragão e Natan Donadon], dependendo apenas do aval dos filiados para seguir adiante. Não há, da parte de Confúcio, nenhuma conversação neste sentido [a de ser candidato a vice de Cahulla]. O diálogo com outros partidos e a busca de aliados, porém, faz parte do sistema democrático do qual o PMDB, através de sua direção, tem se utilizado com vistas às eleições de 2010. Mas está claro que o partido reafirma sua posição de ter candidato próprio em todas as instâncias.  

***
NA FOTO, CONFÚCIO MOURA E O PRESIDENTE DO PMDB, VALDIR RAUPP





Fonte: FS
Autor: Redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.