Visitas 129730606 - Online 259

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Música e Cultura

20/02/2013 10:36:19

Projeto do Sebrae em Vilhena prepara artesão para vendas durante Copa do Mundo

Durante um ano, artesãos de vários municípios da região, além de Vilhena e Porto Velho, terão consultoria e capacitação para produção de artesanato

O projeto, que teve início com a participação de artesões de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Ji-Paraná agora chega em Vilhena para trabalhar o primeiro módulo do projeto de artesanato Expo Arte 2014. O grupo de Vilhena, composto por vinte artesões, irão se reunir uma vez ao mês, para trabalhar os módulos teóricos e práticos.

O projeto visa a melhoria do trabalho, aperfeiçoamento e uso de técnicas para produção de artesanato - tendo em vista a comercialização dos produtos feitos em Rondônia na copa do mundo de 2014. Os produtos de Rondônia e outros Estados da região – bem como de outros Estados brasileiros – serão comercializados no Rio de Janeiro e em Manaus, durante a Copa 2014.

Jivago Nolli, de Minas Gerais, que atua com projetos semelhantes e presta consultoria ao Sebrae/RO, ministrou o início do curso em Vilhena.

Os produtos

O tipo de material e a característica do artesanato produzido serão definidos em conjunto pelos artesãos e os consultores. “A identidade regional pode ser comunicada mesmo sem o uso de produtos regionais, mas a gente quer dar preferência a estes produtos da região”, explicou o designer Jivago. Segundo informou ainda os artesãos devem criar, a partir dos módulos práticos, coleções e linhas de produtos específicos. “As linhas são de três tipos de produtos e as coleções de mais”, explicou.

Fomento ao artesanato

O gerente regional do Sebrae, Rangel Miranda, enfatizou a importância do fomento e do aperfeiçoamento do trabalho dos artesãos. Ela acredita que, a despeito da Copa 2014, o produto melhor trabalhado, com consultoria e novos aprendizados, será de grande valia para a valorização dos artesãos do seus produtos no mercado. “O projeto busca fomentar o setor do artesanato, trazendo benefícios com turismo, independente da Copa. Mas o principal é mostrar o artesanato da região Norte no Rio de Janeiro e Manaus”, disse.





Fonte: FS
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.