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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Educação

18/03/2013 18:12:18

Ensino em tempo integral chega a escolas estaduais de Cerejeiras e Pimenteiras

Com a proposta de elevar a qualidade do ensino público rondoniense, o Governo da Cooperação, através da Secretaria de Educação (Seduc), garantiu este mês o funcionamento de mais quatro escolas em tempo integral nos municípios de Cerejeiras e Pimenteiras, ambos localizados no Cone Sul do Estado.
Em Cerejeiras, as três unidades selecionadas que já trabalham com o programa são: Castro Alves, Jerônimo Garcia de Santana e Jorge Teixeira de Oliveira. No total, atendem a 471 alunos no ensino integral, entre o 1º ao 9º ano.

Em Pimenteiras do Oeste, a quarta escola a fazer parte do projeto na região, a Inácio de Castro, as atividades iniciaram no último dia (13) deste mês, contemplando 101 estudantes do 6º ao 9º ano.

O trabalho é acompanhado pelas técnicas da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Cerejeiras, órgão responsável pela supervisão das ações desenvolvidas na região.

Para a coordenadora da CRE Cerejeiras, professora Maria Ferreira, o objetivo é ampliar a jornada escolar dos alunos do ensino fundamental, permitindo mais tempo para o aprendizado de conteúdos.

As atividades ofertadas pelo programa Mais Educação são voltadas para o meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Sobre o critério de seleção, as escolas foram escolhidas por terem grande parte dos alunos atendidos pelo programa Bolsa-Família, além de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com menos de 3,5 pontos.

 

FASE DE ADAPTAÇÃO

 

De acordo com a responsável pela supervisão do programa na CRE- Cerejeiras, professora Marlene Souza, as escolas estão em fase de adequação. “Como se trata de uma ação nova para os gestores, a fase é de adaptação às atividades ofertadas pelo programa”, avalia a pedagoga.

O programa Mais Educação, ainda segundo a técnica, funciona por intermédio de quatro macro-campos, a exemplo do (1) acompanhamento pedagógico; (2) educação ambiental e desenvolvimento sustentável; (3) cultura, artes e educação patrimonial; (4) esporte e lazer.

Nas escolas de Cerejeiras, os gestores focaram no acompanhamento pedagógico nas aulas de matemática. Em Pimenteiras, a gestão da Inácio de Castro, levou em consideração a vasta biodiversidade da região, realizando o acompanhamento pedagógico na disciplina de Ciências.

“A opção pela disciplina de Ciências revela a preocupação dos gestores com a preservação do meio ambiente, uma vez que a escola localiza-se na região do rio Guaporé, um dos mais importantes da região Norte”, observa a coordenadora.

Marlene Souza explica que, após definido os campos de atuação das escolas, os gestores passam então a oferecer as atividades do programa, a exemplo da escola Jorge Teixeira de Oliveira, que atende 103 alunos, entre o 1º e o 5º ano.

 

CAPOEIRA E HORTA ESCOLAR

 

No campo de educação ambiental e desenvolvimento sustentável, optou-se pela realização de oficinas de hortas escolares. No desenvolvimento sustentável, estão sendo aplicados estudos voltados às novas tecnologias educacionais, com ênfase às aulas de informática. Nas atividades de cultura e artes, trabalha-se a produção de textos e a prática da capoeira. Em recreação e lazer, utiliza-se o espaço da brinquedoteca.

As demais escolas seguem o mesmo padrão de atividades das outras, alterando, apenas, na escolha da disciplina para o acompanhamento pedagógico.

Com 188 alunos, entre o 6º ao 9º ano, a Castro Alves, optou, em seu macro campo no âmbito da cultura, artes e educação patrimonial, por aulas de capoeira no pátio da escola. Oficinas de hortas escolares e tecnologias educacionais são ofertadas no campo da educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Ainda em Cerejeiras, a escola Jerônimo Garcia de Santana, que contempla 180 alunos, entre o 1º ao 9º ano, desenvolve as mesmas atividades selecionadas pela gestão da Castro Alves. 

 

BIODIVERSIDADE

 

Localizada às margens do rio Guaporé, um dos mais importantes rios da Amazônia, a cidade de Pimenteiras do Oeste conta o ensino integral oferecido pela escola Inácio de Castro. A gestão iniciou as aulas em tempo integral no último dia (13) deste mês, atuando no macro campo de cultura, artes e educação patrimonial com oficinas de artesanato popular. No esporte e lazer, a recreação conta com a prática de voleibol e a utilização do espaço da  brinquedoteca.

Atendendo a 101 alunos, entre o 6º e 9º ano, a unidade foca nos estudos de prevenção e promoção de saúde. Seu diferencial foi a escolha da disciplina de Ciências no tocante ao campo de acompanhamento pedagógico. Pimenteiras, por ser um espaço de grande diversidade ambiental, tornou-se alvo de estudos dos gestores, que escolheram a disciplina de Ciências para realizar o trabalho na escola.

 





Fonte: FS
Autor: Erik Angelim

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