Visitas 128157845 - Online 373

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

16/04/2013 10:51:27

Postos de saúde de Vilhena iniciam campanha de vacinação contra gripe

Cerca de 65 mil  postos de saúde em todo país iniciaram nesta segunda-feira, 15, a Campanha  Nacional de vacinação contra a gripe. Em Vilhena não é diferente: a Campanha iniciou e vai até dia 26 de abril nas seis Unidades Básicas de Saúde. De acordo com Ministério da Saúde, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses.
Para a coordenadora do setor de Imunização, Suely Aparecida da Silva, o mais importante é “Dia D” de Mobilização Nacional, que será no sábado, 20, quando estarão à disposição da população várias equipes de profissionais da saúde a espera dos grupos prioritários: gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 2 anos, mulheres no período pós parto até 45 dias, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas.
“É bom lembrar que as pessoas portadoras de doenças crônicas deverão apresentar receita médica, para garantir que o paciente pode receber a vacina”, explicou a coordenadora.
Em Vilhena a meta é vacinar 12.187 mil pessoas dos grupos prioritários no município. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.
  A Secretaria Municipal de Saúde informa que durante a semana a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de 7h até 18h, nas seguintes Unidades: (Policlínica João Luiz, Vitalina Gentil, Afonso Mansur, Leonardo Alves, Industrial, Liro Hoesel. Já no dia 20 de abril o Dia D da mobilização nacional para vacinação haverá outros pontos de vacinação: Pato Branco Shopping, Pato Branco do Centro e Unidade do Jardim Eldorado de 8h até 17h.

PACIENTES CUJAS DOENÇAS CRÔNICAS TEM INDICAÇÃO PARA A VACINA

Doença respiratória crônica Asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); DPOC; bronquioectasia; fibrose cística; doenças intersticiais do pulmão; displasia broncopulmonar; hipertensão arterial pulmonar; crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade
Doença cardíaca crônica Doença cardíaca congênita; hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; doença cardíaca isquêmica; insuficiência cardíaca
Doença renal crônica Doença renal nos estágios 3,4 e 5; síndrome nefrótica; paciente em diálise
Doença hepática crônica Atresia biliar; hepatites crônicas; cirrose
Doença neurológica crônica Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave
Diabetes Diabetes Mellitus tipo 1 e tipo 2 em uso de medicamentos
Imunossupressão Imunodeficiência congênita ou adquirida; imunossupressão por doenças ou medicamentos
Obesos Obesidade grau III
Transplantados Órgãos sólidos; medula óssea





Fonte: Semcom
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.