Visitas 128126477 - Online 346

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Educação

01/11/2009 17:27:16

CENTRO DE ODONTOLOGIA OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO EM VILHENA

Há quase três anos na cidade de Vilhena, o Cora (Centro Odontológico Rodrigues de Almeida), que tem sua sede em Bauru (SP), é uma escola de pós-graduação ligada à Uningá (Universidade de Maringá), que oferece cursos de capacitação para dentistas dos estados de Mato Grosso e Rondônia e ainda atende pacientes em sua clínica localizada no Centro da cidade.

Os proprietários do Centro decidiram por instalar uma filial em Vilhena porque perceberam que havia carência de capacitação no segmento odontológico na região. E, atualmente, a instituição fornece cursos nas áreas de prótese dentária, ortodontia e implantodontia, “todos devidamente reconhecidos pelo Mec (Ministério da Educação) e pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia)”, como afirmam seus donos. Cinquenta dentistas frequentam os cursos, divididos em turmas de no máximo 12 integrantes, por um período de 36 meses até a conclusão da pós-graduação.

Além da capacitação de profissionais, a população também é beneficiada pelos serviços da clínica Cora, já que os dentistas precisam de pacientes para aprender as novas técnicas. Para o odontólogo Fernando Pedrin Carvalho Ferreira, proprietário e professor da instituição com doutorado em ortodontia pela USP (Universidade de São Paulo), “os pacientes não são cobaias, como podem querer rotular, pois o atendimento é igual ou superior a qualquer clínica convencional. Os dentistas ‘aprendizes’ já têm experiência e só estão adquirindo técnicas mais avançadas, utilizando produtos mais modernos. Os pacientes seriam cobaias se participassem de testes e pesquisas. Aqui eles pagam pelo tratamento, como em qualquer lugar, e igualmente são tratados. A grande vantagem é que ele pode desfrutar de procedimentos e produtos de ponta”.

Os tratamentos oferecidos para os pacientes são os de aparelhos ortodônticos; prótese total, quando acontece a perda de todos os dentes; prótese parcial, podendo ser fixa ou removível; implantes dentários; clareamento e correção de manchas nos dentes, utilizando a técnica de facetas, que constitui em colocar uma espécie de capa sobre a face do dente para uniformizar a cor.

Quanto ao tratamento através de aparelho ortodôntico, o doutor Fernando explica que as técnicas evoluíram consideravelmente nos últimos dez anos. Segundo ele, as mais recentes procuram evitar a utilização de aparelhos extrabucais, os chamados “freio de burro”, e a extração de dentes. Há duas modalidades de implantes. A prótese de carga imediata é feita em um período de 24 horas, e o implante convencional demora um período de aproximadamente três meses, devido ao tempo necessário para a fixação do novo dente no osso.

Serviço: O Cora está localizado à avenida Major Amarante, 2543, Centro, com atendimento de segunda a sábado, em horário comercial. Informações pelo telefone (69) 3321-1225.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Danieli Zuanazzi

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.