Visitas 128174209 - Online 268

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

08/05/2013 11:45:43

Cerejeiras: produtividade da soja neste ano pode ter sido a pior da história

O último grão de soja já foi colhido das lavouras na semana passada. Com o término da colheita, o otimismo dos plantadores sofreu um baque – pelo menos para este ano.
Um agricultor e um agrônomo ouvidos pelo site disseram as mesmas palavras: a colheita de soja em Cerejeiras pode apresentar a pior média da história.
Desde que o município cerejeirense aderiu à oleaginosa, em 2008, a média de sacas por hectare na safra de estréia, foi maior que a deste ano.
O leitor deve ter sido informado por outros veículos de que a colheita deste ano foi boa e que a produtividade aumentou em Rondônia. Mas um agrônomo ouvido pelo site, que trabalha numa grande empresa compradora do grão e que pediu para não ser identificado, explica esta informação. “Aumentou a produtividade porque aumentou a área de terra plantada. Mas a média geral de sacas por hectare foi ruim”, diz.
No Estado de Rondônia, houve um aumento da área plantada de 16%. Mas, em contrapartida, houve agricultores no município de Cerejeiras que deixaram até 20% da lavoura sem colher.
Além disso, quantidade não é qualidade, diz os especialistas. Muitos plantadores colheram os grãos em boa quantidade, mas foram detectados muitos problemas no produto.
A ferrugem asiática, uma doença que ataca a planta por causa do excesso de chuvas, foi um dos piores inimigos dos produtores este ano. “Muitos agricultores demoraram a passar o defensivo na lavoura e isso deu mais tempo de ação para a ferrugem”, explica Ozéas Dantas, plantador cerejeirense.
Na última matéria publicada pelo FOLHA DO SUL ON LINE, foi divulgada a imagem de uma placa (FOTO) que mostrava um plantador que colheu até 71 sacas por hectare. O agricultor Ozéas Dantas esclarece como interpretar as informações da placa. “Aquilo é um campo experimental de somente 15 hectares. O intento é vender sementes. Nas outras lavouras, houve parte da plantação que chegamos a colher esta quantidade também, mas o que conta é a média geral”, explica.





Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.