Visitas 128156010 - Online 356

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vilhena

21/05/2013 11:44:00

Prefeito de Cerejeiras enfrenta seu primeiro desafio: greve dos servidores

É muito provável que o prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, do PP, enfrente uma greve de parte do funcionalismo público municipal nos próximos dias. Uma parte dos servidores, especialmente os profissionais de Saúde, já está articulando um movimento grevista para a próxima semana.
Na última sessão da Câmara Municipal de Cerejeiras, nesta segunda-feira, 20, o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos da cidade, o dentista Helder Turci, anunciou que pretende levar à frente o movimento grevista planejado para ter início no próximo dia 27. “Já enviei sete ofícios ao prefeito, mas não obtive resposta. Não vejo outro caminho a não ser a paralisação”, explicou Turci aos vereadores.
A principal reivindicação dos funcionários que estão se manifestando é por reajuste salarial. A categoria afirma que um enfermeiro chega a ganhar pouco mais de R$ 600. O presidente do sindicato que representa os funcionários afirma também que a categoria exige que o prefeito Airton Gomes cumpra os acordos previstos no PCCS, o Plano de Carreira, Cargos e Salários, que dá balizas para os reajustes à classe.
Por outro lado, o atual prefeito tem comentado pouco sobre o fato. Segundo informações extraoficiais, Airton Gomes afirma que não há recursos para dar o reajuste. A arrecadação do município teve uma queda brusca e os repasses da União tiveram uma redução significativa e isso, segundo fontes da prefeitura, é a principal razão de o prefeito não ter ainda atendido a reivindicação dos servidores.
O FOLHA DO SUL ON LINE ouviu um profissional que entende de finanças públicas para opinar sobre o caso. Segundo o especialista, é difícil para o prefeito mexer no orçamento municipal ainda neste ano. “Um gestor público de primeiro mandato herda o orçamento da gestão anterior. Ele apenas cumpre um orçamento rigidamente pré-estabelecido, sendo muito difícil adicionar novas despesas. Creio que aumento de funcionalismo só é viável no segundo ano de mandato”, afirma o profissional.





Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.