Visitas 128108662 - Online 428

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Música e Cultura

12/07/2013 09:58:55

Projeto de valorização da cultura negra vai levar cultura à periferia de Vilhena

Com palestra e oficinas de dança, grafite e capoeira, será realizado no mês de agosto em Vilhena “Projeto Maculelê: Valorizando a Cultura Negra”. O projeto, que é patrocinado pelo Banco da Amazônia, vai oferecer atividades culturais gratuitas em escolas públicas dos bairros periféricos de Vilhena.
O coordenador do projeto é o jovem Jairo Belarmino, que participa do movimento de valorização da cultura negra em Vilhena há vários anos.  De acordo com Jairo, o projeto tem como objetivo desenvolver atividades culturais e educativas e ações afirmativas que estimulem o resgate e valorização da cultura negra em Vilhena, contribuindo assim para a valorização da auto estima e da história de vida da comunidade negra no município.  “O projeto vai ajudar a combater o preconceito”, enfatizou Jairo.
Jairo informa que serão realizadas 3 palestras sobre a valorização da cultura negra e 3 oficinas de capoeira e de 3 oficinas dança maculelê bem como de 3 oficinas de grafite. “A meta é atender cerca de 720 crianças e adolescentes com as atividades” disse Jairo.
 O que é o Maculelê?
Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada e acompanhada pela forte batida do atabaque. Esta batida é feita quando, no final de cada frase da música, os dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois.





Fonte: FS
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.