Visitas 128172713 - Online 267

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Educação

17/07/2013 11:42:15

Professora vilhenense participa de programa de intercâmbio nos Estados Unidos

A vilhenense Rosiane Martins Costa, que dá aulas de inglês na Escola Estadual Maria Arlete Toledo, está nos Estados Unidos participando de curso de capacitação de seis semanas, no período de 24 de junho a 02 de agosto de 2013. Ela foi um dos 540 professores de língua inglesa da rede pública de ensino básico, de cada um dos Estados e do Distrito Federal, selecionados no início deste ano pela Comissão Fulbright (Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil), a Embaixada dos EUA e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), através do Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês (PDPI).
Embora o programa tenha ofertado 20 vagas para Rondônia, apenas seis professores alcançaram os índices exigidos pelo teste de proficiência em inglês. Cinco são da rede estadual de ensino e um, do Ifro, campus de Colorado do Oeste. Rosiane foi a única inscrita de Vilhena. Professora de inglês há 10 anos, ela leciona no Maria Arlete desde 2010, com turmas do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. No ano passado, seu aluno Fábio Ricardo Araújo da Silva, foi selecionado pelo Programa Jovens Embaixadores e, em janeiro, passou duas semanas nos EUA estudando o inglês em escolas locais.
Segundo a educadora vilhenense, todo professor de inglês sonha em fazer uma viagem de estudo na qual possa ter contatos com os nativos da língua. “Vou aproveitar cada momento com muita dedicação, pois nunca tive condições financeiras para tornar realidade um sonho desse. É uma realização”, disse. No intercâmbio, os docentes brasileiros observam como são as aulas do professor estadunidense e aperfeiçoam a metodologia e didática do ensino de Língua Inglesa, estudando em universidade americana. “Esse contato vai enriquecer nossa maneira de trabalhar”, ressaltou Rosiane, antes de embarcar para o intercâmbio. “Também vamos desenvolver a fala e perder o medo do diálogo em outra língua diferente da nossa.”
No prazo de seis meses após o retorno dos EUA, cada candidato selecionado deve também cumprir com algumas obrigações. Uma delas é desenvolver um projeto de trabalho em escolas públicas, aplicando os conhecimentos adquiridos. O relatório com os resultados é apreciado pela CAPES.


O que é PDPI


O Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês teve início em 2012. O primeiro grupo de 59 professores brasileiros participou do PDPI no início deste ano. A turma passou seis semanas na Miami Dade College (MDC) para aprender mais sobre aspectos práticos da língua inglesa como pronúncia, didática, vocabulário e gramática. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de conhecer a cultura americana in loco.
De acordo com informações do site da Fulbright, o PDPI busca capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino e estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, por meio da oferta de curso intensivo em uma universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais. Os selecionados são beneficiados com emissão do visto temporário de intercambista pela Embaixada dos EUA no Brasil sem ônus, passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, no valor de U$ 500, seguro saúde, alojamento no campus universitário, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos a serem utilizados nos cursos.
PRÓXIMA ETAPA - As inscrições para a formação do próximo grupo estão abertas até o dia 25 de julho de 2013. Para se candidatar os professores devem possuir nacionalidade brasileira; ser residente permanente no Brasil; ser professor de inglês em exercício, concursado na rede pública de ensino básico, com estágio probatório concluído; preencher o formulário on-line; e realizar o teste gratuito TOEFL ITP, que é uma avaliação de proficiência em inglês, utilizada por escolas, universidades, escolas de idiomas e agências governamentais no mundo todo. O edital completo do PDPI e a ficha de inscrição online pode ser acessado no site da Fulbright (www.fulbright.org.br).





Fonte: FS
Autor: Jovino Lobaz

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.