Visitas 128138117 - Online 371

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

23/07/2013 09:52:35

Profissionais da saúde se capacitam para acolher vítimas de violência sexual

Profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital Regional de Vilhena, em todas as áreas de saúde no município e instituições que atendem mulher em situação de Violência Sexual passaram por uma capacitação nos dias 19 e 20 de julho no auditório do IPMV para desenvolver no município o projeto Superando Barreiras, com o tema Mulheres em situação de Violência.
De acordo com as coordenadoras da capacitação, Tatiana Guides e Marluce Moreira Ramos, o curso foi direcionado para médicos ginecologistas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e farmacêuticos, além de gestores e profissionais que atuam na Prefeitura Municipal na Secretaria Municipal Saúde, em atendimento a mulheres em situação de violência sexual.
“O objetivo é promover serviços de atendimento integral à mulher que sofre violência sexual incluindo a interrupção legal da gravidez, de forma que este atendimento se torne uma rotina normal/regular nos hospitais brasileiros”, explicou as organizadoras.
De acordo com Caroline Sehweitvzer de Oliveira, do departamento de Ações programáticas/Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, o treinamento tem como base na Norma Técnica do Ministério da Saúde e inclui aspectos como a organização do cuidado: área física, recursos humanos e equipamentos necessários; padrão de atendimento, considerações éticas e legais; apoio psicológico e social para as mulheres; contracepção de emergência; doenças de transmissão sexual, hepatite viral e infecção pelo HIV, e testes laboratoriais necessários.
Além da Caroline que é técnica do Ministério da Saúde o treinamento, contou com palestras ministradas pelo enfermeiro obstetra e coordenador da Saúde da Mulher do Estado de Rondônia, César Batista, a médica ginecologista obstetra, Ida Peréa, que também é consultora do Ministério da Saúde do Projeto Superando Barreiras para implantação dos serviços de atendimento das vitimas de violência sexual, a psicóloga pós graduada em gestão de pessoas além de trabalhar na maternidade municipal de Porto Velho, Dariangley Pereira da Silva.
Durante esses dos dias de capacitação diversos temas foram abordados como: Conceito de Violência sexual, tipologia da violência, a importância da existência de uma rede de cuidados, assistência social, implantação de políticas públicas para as mulheres ao longo do tempo, roda de conversa sobre esses e outros temas abordados no evento. Os participantes tiveram diversas atividades e oportunidades em esclarecer dúvidas sobre o assunto em pauta. Dentre as atividades, os profissionais da saúde assistiram e debateram sobre o filme “O preço de uma escolha”, que fala sobre aborto. Em seguida puderam assistir a apresentação cultural com Ministério de Dança Fhanmmah (Deus Presente está) da Igreja Batista Lugar de Vida.
“Foram dois dias intensos de atividades, mas cremos que os profissionais de saúde tanto da Rede Básica, quanto do Hospital Regional tiveram oportunidade de entender e esclarecer melhor sobre essa temática tão delicada" relatou as organizadoras.





Fonte: FS
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.