Visitas 128178635 - Online 345

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Meio Ambiente

29/08/2013 16:36:00

Após levar multa milionária, prefeitura de Vilhena começa a cuidar de lixão

Após ser multada, no início do mês, em R$ 1,2 milhão por crime ambiental, a Prefeitura de Vilhena está tentando cumprir as exigências feitas pelo Ministério Público antes da punição. Máquinário do município está trabalhando no lixão da cidade para tentar evitar novos incêndios, como o que acabou dando causa à multa milionária.
Além de fazer acero nas proximidades do local onde são despejadas diariamente toneladas de lixo, a prefeitura já conseguiu tirar daquela área as famílias que viviam do reaproveitamento dos materiais recolhidos ali. Também está sendo enterrado todo o lixo doméstico coletado na cidade.
De acordo com a Sedam, que aplicou a multa, o município deve apresentar suas razões para justificar o incêndio, mas é bem provável que o caso vá parar na justiça. A prefeitura pode até se livrar de pagar a conta, mas não terá como escapar da responsabilidade objetiva pelo fogo que consumiu montanhas de detritos e trouxe fumaça para o entorno de bairros da periferia. Ou seja, se não gastar com o pagamento da multa, certamente terá que investir uma boa soma na melhoria das condições do lixão.
O prefeito Zé Rover (PP) aliás, tem bons motivos para tentar se livrar da encrenca. É que, pela Lei 9605, quem concorre para qualquer crime ambiental responderá solidariamente às sanções impostas. Ou seja, o dinheiro também pode sair do bolso dele.





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.