Visitas 128147433 - Online 460

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vilhena

03/10/2013 15:29:36

Prefeitura de Cerejeiras explica por que usina de soja ainda não funciona

Como já foi noticiado pelo FOLHA DO SUL ON LINE, uma usina de soja, conhecida como “vaca mecânica”, foi construída em 2012 em Cerejeiras, mas continua fechada. A obra custou aos cofres públicos municipais o valor de R$ 148.085,25. A usina fica ao lado da escola Isabel de Oliveira, também concluída e fechada, e que custou R$ 1 milhão.
Segundo informações de cidadãos que moram nas redondezas onde as duas obras estão sem uso, a usina nunca funcionou.Um dos populares afirma que a benfeitoria foi trazida por indicação do então vereador José Paiva, do PSL, e que tinha a intenção de produzir leite de soja para crianças do município. Mas a usina não chegou a produzir uma única gota de leite sequer.
Em resposta a um pedido de informações enviada pela reportagem deste site, a Secretaria de Ação Social de Cerejeiras, responsável pela usina, informou que a indústria ainda não está funcionando porque faltam alguns equipamentos e mão de obra qualificada. “O que realmente falta para a inauguração da vaca mecânica são os equipamentos que somente os técnicos fazem e instalam e a capacitação dos servidores municipais que serão destinados para trabalhar no loca”, diz o comunicado da assessoria de imprensa da Secretaria de Ação Social enviado ao site.
A nota informa ainda que já estão correndo vários processos administrativos para os requerimentos tanto dos equipamentos que faltam quando do treinamento dos servidores.
Ainda segundo a Secretaria de Ação Social, além dos equipamentos, também há a necessidade de levantar um muro ao redor da usina de soja.
Além destas obras anunciadas e não concluídas, a nota enviada ao FOLHA DO SUL ON LINE informa também que o poder público municipal planeja construir uma padaria pública para aproveitar o material que sobram da fabricação de leite de soja e iogurte, que são os dois produtos originalmente intencionados para serem produzidos pela vaca mecânica. A tal padaria pode sair entre 2014 a 2017, segundo informações da assessoria.
Quanto a uma data para a inauguração da usina de soja, a Secretaria de Ação Social de Cerejeiras não deu um prazo específico, somente afirmando que os trâmites administrativos, como licitações e requerimentos, já estão em andamento neste ano de 2013.

 

O leitor pode rever a primeira reportagem sobre o assunto no link abaixo:

http://www.folhadosulonline.com.br/noticia.php?id=16404

 





Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.