Visitas 128145455 - Online 352

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Social

08/01/2010 13:42:43

Corumbiara | ENTIDADES RECLAMAM DA SITUAÇÃO DE ÍNDIOS ISOLADOS

Organizações de defesa dos índios divulgaram carta alertando para as condições críticas dos grupos isolados da Amazônia, em especial das tribos em Rondônia. A mensagem, dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi divulgada nesta semana pelo CIMI (Conselho Indianista Missionário).

As entidades lembram que, em novembro, foi baleado o conhecido "Índio do Buraco", último remanescente de uma etnia até hoje não identificada de índios isolados
em Rondônia.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), a ação foi protagonizada por fazendeiros que não aceitam a restrição de uso da terra indígena Tanaru, que possui 8.070 hectares e fica próxima a Corumbiara, na chamada região do Cone Sul. De acordo com as organizações, o posto local da Funai foi atacado.

Duas obras federais também ameaçam tribos isoladas, afirmam as organizações. Elas dizem que, a menos de 5 km da obra de pavimentação da BR 429, na região do Vale do Guaporé (RO), foram encontrados vestígios de povos isolados.  

"É intolerável à sociedade e ao Estado brasileiro compactuarem ou demonstrarem-se omissos diante do flagrante descaso, opressão e genocídio expresso em pleno século 21", afirma a mensagem. A Funai estima que existem cerca de 67 tribos de índios isolados no Brasil.





Fonte: Agência Folha

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.