Visitas 128109005 - Online 452

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

06/07/2014 20:02:20

Artesão coloradense faz arte com reaproveitamento de madeiras

O trabalho do artesão de 36 anos, José Adriano Ronquete, de Colorado do Oeste, chama a atenção de quem passa pelo pavilhão de artesanato da 29ª Expovil. 

As peças de Adriano, como o artesão é conhecido, são criadas com madeira reaproveitada das cerrarias e marcenarias de Colorado. “Meu trabalho é feito com os pedaços de madeiras que seriam jogados fora”, conta Adriano. Segundo o artesão, algumas marcenarias já separam a madeira para ele. “Antes em precisava vasculhar o amontoado de descartes, hoje o pessoal já separa para mim”, conta.

As peças produzidas pelo artesão vão desde caminhões, até réplicas de currais e móveis como mesas, cadeiras e armários. “Eu já vendi alguns destes currais para agrônomos e lojas agropecuárias”, disse Adriano ao mostrar que tudo no mini-curral funciona como em um de verdade. “todas as porteiras abrem”, mostrou.

Mas, o que tem chamado mais a atenção, principalmente das meninas, são as miniaturas de móveis. Camas, mesas e cadeiras, armários, todos com uma riqueza impressionante de detalhes que fascinam quem visita o estande.

Adriano contou a reportagem do FOLHA DO SUL ONLINE que aprendeu tudo sozinho. Segundo contou, quando se mudou do sítio para a cidade começou a trabalhar como marceneiro em uma fábrica de carrocerias.

Depois das carrocerias grandes, passou a fabricar minicarrocerias diversificando para outros objetos. E já são 12 anos.

Há três anos Adriano se inscreveu como empreendedor individual e desde então viaja pelas feiras agropecuárias, principalmente do Cone Sul, mostrando seus trabalhos.





Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.