Visitas: 49034232 - Online: 158

Sábado, 22 de Julho de 2017

Ultrasonografia
BIOCAL



Indústria e Comércio


25/08/2014 16:29:05
      
Rover assina termo de cooperação para exportação de carne para a Europa

Depois da liberação da carne produzida em Vilhena para os Estados Unidos, Malásia e outros países, o município comemora outra importante conquista. Através da cooperação entre a Prefeitura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a carne aqui produzida passa a ser exportada para a União Européia.
A assinatura do termo de cooperação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, no gabinete do prefeito Zé Rover (PP), com a presença do superintendente do Mapa em Rondônia, José Valterlins Calaça Marcelino, o secretário de Estado de Agricultura, Evandro Padovani, o vereador Célio Batista, e o secretário municipal de Agricultura, José Cândido Espíndola.
Com o convênio, o município se encarrega de ceder para o núcleo de sanidade animal em Vilhena, médicos veterinários e agentes de inspeção sanitária. Valterlins destacou que Rover tem sido parceiro da questão de sanidade animal em Rondônia. “A parceria celebrada com Vilhena serve como referência no Estado e foi fundamental para a abertura de novos mercados de exportação da nossa carne, é uma parceria única em Rondônia”, destacou.
Como fruto de um intenso trabalho de inspeção dos técnicos cedidos pela Prefeitura, Estado e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Frigorífico JBS (Friboi), unidade de Vilhena, já tem comercializado com um dos mercados mais exigentes do mundo, os Estados Unidos e agora conta com mais uma possibilidade. Rover explicou que através do termo de cooperação com o município, a inspeção pode ser feita, e a carne atingiu a qualidade necessária para alcançar novos mercados internacionais.
A carne de Rondônia hoje já e exportada para 33 países, entre eles a Malásia. De toda a carne bovina exportada pelo país, o Estado é responsável pela fatia de 15%, sendo que em 2013 a exportação de carne movimentou quase um bilhão de reais em Rondônia. “É um privilégio saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico de nosso Estado”, finalizou Rover.
Hoje a pecuária é o principal produto do agronegócio e corresponde a 50% da economia do Estado, além disso, são 19 frigoríficos e seis indústrias de suplemento animal instaladas aqui. Rondônia tem ainda o oitavo rebanho do país, com mais de 12 milhões de cabeças. O crescimento da produção agropecuária nos últimos 10 anos foi de 40%.



Fonte: Semcom
Autor: Assessoria


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Sábado, 22 de Julho de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871