Visitas 128084721 - Online 267

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

25/10/2014 15:24:08

UNESC participa de ação do Outubro Rosa direcionada às funcionárias do HR

De acordo com a assistente social Elizabete Vieira de Camargo, uma das coordenadoras do outubro rosa, o Hospital Regional tem 408 mulheres no seu quadro de funcionários. E pensando nestas mulheres a Secretária Municipal de Saúde e a direção do HR resolveram fazer, dentro da campanha Outubro Rossa, direcionada a saúde da mulher, uma ação ao longo deste sábado, 25, para atender estas mulheres.

O total dessas funcionárias, se não maioria, devem passar pela Clínica da Mulher e da Criança, anexa ao HR, aonde farão deste testes rápidos de HIV-AIDS, Sífiles e Hepatite, e exames preventivos de câncer de mama e câncer do colo de útero.

Parceira na ação, a UNESC contribui com a participação voluntária de acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia e biomedicina. “Os cursos de biomedicina, farmácia e enfermagem hoje estão aqui como colaboradores desta ação que é integrada ao outubro rosa, mas que hoje é voltada para as servidoras do Hospital Regional”, disse Flavio Ferraz, coordenador do curso de biomedicina da UNESC.

Para Ferraz, a interação dos alunos com a comunidade numa ação tão significativa como esta, só tem a somar na formação dos estudantes. “Esta interação dos alunos com a comunidade é fundamental para a formação destes acadêmicos que já vão chegar ao mercado de trabalho com experiência na sua ara de atuação.”, disse Flavio Ferraz.

Anna Lúcia da Silva, coordenadora do curso de enfermagem da UNESC, compartilha do pensamento de Ferraz. “É importante para a comunidade, por que os nossos cursos priorizam a prevenção, e para os alunos que deste o princípio, deste a graduação já vão tendo o contato com a população e tendo a experiência de como será seu trabalho após a formatura”, Afirmou.

“Nena”, como a assistente social Elizabete Vieira de Camargo é conhecida, comemora a participação das funcionárias e destaca a importância da Campanha Outubro Rosa na saúde preventiva da mulher. “Muitas mulheres não fazem o exame preventivo por vergonha, e o Outubro Rosa trás consigo um apelo a estas pessoas a buscarem cuidar mais da saúde”, disse Elizabete.

Elizabete destacou a atuação de parceiros como a UNESC, e agradeceu a cada um deles.





Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.