Visitas 128114824 - Online 428

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Empresas

29/05/2009 12:46:10

DISPUTA POR SOJA VIRA CASO DE POLÍCIA

A disputa pela posse de milhares de sacas de soja, travada entre duas firmas da cidade, está movimentando, desde o início da manhã de hoje, os meios jurídicos, empresariais e policiais.

O caso envolve processos judiciais na 1ª e 4ª varas cíveis de Vilhena. As ações visam garantir o recebimento de débitos junto ao agricultor Gelson Foleto. O problema é que ambos os credores arrestaram a soja do devedor, e um aparente conflito entre os dois juízos impede a definição sobre quem deveria ficar com o produto.

O caso é intrincado e, como nenhum dos envolvidos se dispõe a falar sobre o episódio, o www.folhadosulonline.com.br colheu dados informais junto a advogados, com o compromisso de abrir espaço para que eventuais correções sejam feitas posteriormente.

O que se sabe até agora é que o empresário Rodrigo Mascarello foi o primeiro a entrar com a ação para garantir o recebimento do débito junto a Foleto. Segundo dados da 4ª Vara Cível, foram dois arrestos, totalizando mais de 30 mil sacas de soja.

Ocorre que um posto de combustíveis da cidade (cujo nome não foi revelado) também pediu a penhora da soja, que já estava sob a guarda de Mascarello, para garantir o recebimento junto ao mesmo devedor.

A situação virou caso de polícia quando um oficial de justiça foi até a indústria de óleos Portal, onde estava armazenada a soja, para garantir sua retirada, em carretas fretadas pelo posto. Mascarello e seu advogado, Leandro Pedot, tentaram argumentar que o empresário já era fiel depositário e, portanto, não poderia permitir que a mercadoria fosse levada.

Numa situação da qual ninguém quer falar, o oficial teria dado voz de prisão tanto ao empresário quanto ao advogado. Ambos foram conduzidos por policiais militares até a Delegacia de Polícia Civil de Vilhena, conforme testemunhou uma equipe do site, que estava no local na hora do incidente. Antes mesmo que os dois detidos fossem liberados, após prestar depoimento sobre a acusação de desobediência à determinação  judicial, uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi à DP para apurar possível desrespeito às prerrogativas do advogado Leandro Pedot.

 

MAIORES DETALHES SOBRE O CASO A QUALQUER MOMENTO

 

 





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira e Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.