Visitas: 44040024 - Online: 126

Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017

Ultrasonografia
BIOCAL


<

Indústria e Comércio


25/11/2014 17:01:00
      
Cerejeiras: empresários e contadores fazem parcerias para treinamentos contábeis

A Associação Empresarial de Cerejeiras (Acic), por meio de seu presidente, o empresário Vanderlei Betoni, está implementando uma ação que une os profissionais de contabilidade com o setor empresarial no município. O projeto, batizado com o nome de Comitê da Contabilidade, visa promover cursos informativos sobre as questões fiscais, tipos de tributos e controles contábeis nas organizações.

 

Até o momento, diversos cursos já foram ministrados pelo projeto. Os treinamentos ocorrem sempre no auditório da Acic. Na última quarta-feira, 19, mais um curso foi concluído pelo Comitê, sendo que o assunto do último encontro foi Recursos Humanos e outras questões que afetam o capital humano das empresas, além de ser abordado também a tributação sobre lucro real e presumido. Mais um treinamento, sendo que o assunto ainda está por definir, está previsto para ocorrer ainda este ano.

 

O empresário idealizador do projeto, Vanderlei Betoni, falou com o FOLHA DO SUL ON LINE sobre o Comitê:

 

 

O que é o Comitê da Contabilidade?

É uma união entre contadores e empresários, por intermédio da Acic, que financia e gerencia o Comitê.

 

Qual o objetivo do Comitê?

Procura resolver, como foco principal, uma grande demanda de informações e aperfeiçoamentos no mundo da contabilidade, principalmente na questão fiscal, visto que hoje a tributação no Brasil é considera por muitos estudiosos como uma das mais complexas do mundo, e que a cada dois minuto cria-se ou altera-se alguma lei no Brasil, o que humanamente sozinho se torna impossível dar conta de tanta exigência em nosso país. O Comitê busca ainda melhorar o relacionamento entre contador e empresário, relacionamento este que anda muito desgastado pela nossa cultura, por muitos anos de trabalho fora da realidade essencial da contabilidade.

 

 

Qual a importância deste Comitê para o empresariado local?

O empresário irá receber treinamentos focados na sua necessidade, visto que estes treinamentos podem inclusive ser influenciados pela necessidade do mesmo, pois o Comitê não é dos contadores, mais sim, da associação de empresários, que serão os maiores beneficiados mais contadores, o que dá uma grande liberdade no direcionamento do mesmo.

 

Quais são os assuntos a ser discutidos futuramente neste Comitê?

Serão discutidos e treinados dentro do Comitê assuntos de tributação federal, estadual e municipal, também questões legais de Recursos Humanos além de práticas contábeis diversas. Fala-se ainda, dentro do Comitê, em desenvolver ações em conjunto como a compra e manutenção de programas computacionais de gestão para empresas em conjunto, que irão sair por valores muito abaixo do praticado no mercado hoje, chegando até 70 por cento de desconto, sendo que tal desconto este já foi conseguido pelo Comitê em negociações que estão em andamento. Caso esse projeto de compra conjunta de programas dê certo, existirá um grande ganho, além da compra, existiria também um ganho em assistência técnica e treinamentos dos colaboradores destas empresas junto a estes Softwares (programas de computadores), o que seria muito mais fácil de ser feito se as empresas tivessem todos ou a maioria com os mesmos programas. Como dado informativo, hoje em Cerejeiras existe um programa diferente para cada três empresas, o que torna impossível uma ação em conjunto da natureza citada.

 

Quem pode fazer parte deste comitê? E como fazer parte dele?

Pode fazer parte do comitê empresas que sejam clientes de alguns dos escritórios de contabilidade de estão no comitê ou associado à Acic. São cobrados valores para manutenção do comitê que são R$ 20 para os sócios da associação comercial e R$ 38 para não associados. Ambos os preços são um custo muito abaixo de quaisquer outros treinamentos oferecidos no mercado. Além disso, os valores arrecadados são para dar manutenção do Comitê não se visando lucros sobre o mesmo.

 

 



Fonte: FS
Autor: Rildo Costa


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871