Visitas 128159510 - Online 339

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

08/03/2010 15:41:46

EM REUNIÃO DE EMERGÊNCIA, ROVER ANUNCIA A DEMISSÃO DE TRÊS MÉDICOS

O prefeito Zé Rover anunciou que vai demitir os médicos Élcio Rossi, Renato Closs e Roberto de Oliveira. Em reunião de emergência convocada hoje (8/3) pela manhã com seu todo seu secretariado, inclusive o diretor do Hospital Regional, e representantes da sociedade civil, Rover declarou: “As manipulações dirigidas por este grupo atingiram um nível inaceitável. Como responsável maior pela saúde pública em nosso município, tenho que cortar o mal pela raiz”.

O Chefe do Executivo municipal refere-se às seguidas desobediências à escala de plantão no Hospital Regional determinada pela Secretaria de Saúde, bem como ao sistemático não-cumprimento integral do horário de trabalho, tanto no HR quanto nos Postos de Saúde, pelo qual os médicos da prefeitura recebem até R$ 15 mil.

Segundo o secretário de Saúde, Agenor de Carvalho, há pacientes que chegam a ser consultados em quatro minutos: “Baseados em uma desconhecida reomendação da Organização Mundial de Saúde, muitos médicos atendem no máximo a 16 pessoas e, às vezes, se o paciente chega num Posto de Saúde por volta de 9h30, 10h, o médico já foi embora”. Visivelmente transtornado, o secretário falou em “subversão da ordem, inadmissível principalmente em relação à autoridade constituída”.     

Para tentar mediar um acordo com o corpo médico contratado pela prefeitura, que hoje chega a 82 profissionais de diversas áreas, foi nomeada uma comissão mista, integrada pelo presidente e o vice-presdiente da ACIV, José Ivanildo e Vilmar Saúgo, por dois pastores de denominações evangélicas e dois representantes da prefeitura, o chefe de gabinete Gustavo Valmórbida e o secretário de Finanças, Sérgio Massaroni, que reúnem-se na tarde de hoje para elaborar um documento que demonstre em números a situação da saúde no município e, a partir daí, tentar dar uma solução a esta nova crise na saúde do município.

 Mais de 50 pessoas participaram da reunião de emergência hoje de manhã , entre elas os empresários Selito Bagattini e Ronnie Gordon, o promotor de Justiça aposentado Jair Azevedo e os pastores Sidnei Florentino, Rosivaldo e Luis Carlos Zimmermann, da Igreja Assembléia de Deus.





Fonte: FS
Autor: Carlos Macena

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.