Visitas 128137037 - Online 341

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vilhena

05/12/2014 15:23:23

Vindo a Cerejeiras, diretor da Funasa faz cobranças sobre obra de saneamento

O superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o promotor público aposentado Ivo Benitez, esteve em Cerejeiras na manhã desta sexta-feira, 05, para conversar com autoridades e com populares sobre o andamento da obra de saneamento básico que está sendo executada na área urbana do município.

 

A Funasa é o órgão do governo federal responsável pela obra, que é fruto de um recurso de R$ 26 milhões da segunda etapa Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

 

Num discurso no plenário da Câmara para populares e autoridades, Ivo Benitez afirmou que não esperava que a situação das ruas e das avenidas da cidade de Cerejeiras estivesse em tal situação. “Vi muitas valas enormes abertas, muita terra que gera poeira e barro. Não precisava ser assim”.

 

Depois, numa reunião reservada com os vereadores do município, no qual o site FOLHA DO SUL ON LINE vou convidado para participar, o superintendente da Funasa reafirmou o que dissera no plenário para todos e disse que as autoridades locais, a população e as empresas envolvidas na obra pública de saneamento básico deve encontrar uma forma de causar menos impacto à população urbana cerejeirense.

 

“Da forma como está, essa obra está causando muito estresse social. E isso não pode acontecer. O cidadão tem o direito de não conviver com lama, com poeira e com valetas abertas pelo poder público”, disse Benites.

 

O representante da Funasa também cobrou uma fiscalização mais estreita por parte de órgãos públicos e também por parte dos engenheiros da prefeitura. “É preciso entender que, se algo dar errado nesta obra, nu futuro todos nós vamos ter de responder pelo erro”, explicou Benitez.

 

Sendo duro ao cobrar uma solução do poder público municipal sobre o caso, o superintendente estadual da Funasa também disse que é “indesculpável” que a empresa que executa a obra de saneamento básico em Cerejeiras não tenha, ainda, recapeado o asfalto quebrado para a passagem da tubulação.

 

“Em muitos municípios de Rondônia as coisas não estão sendo feitas assim. Em Presidente Médici e em Cacaulândia, por exemplo, a empresa já cobre a pista no mesmo dia”, diz Benitez.

 

 

“É um problema de gestão”

 

Em uma conversa rápida com o FOLHA DO SUL ON LINE, no intervalo de uma das reuniões, o chefe da Funasa em Rondônia disse que é esperada certa complexidade neste tipo de obra, mas as coisas poderiam ser melhores no município. “Nenhuma obra de saneamento básico é fácil, mas muitos problemas que vejo aqui poderiam ser evitados, bastasse que fossem previstos com antecedência. O principal problema que vejo nesta obra é de gestão, não por parte do executivo municipal somente, mas por parte da empresa executora também”,  disse Benitez ao site.

 





Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.