Visitas 128180293 - Online 333

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

08/12/2014 10:20:15

“Aprendiz de prefeito”, preferido de Rover para 2016 o acompanha em Brasília

O prefeito de Vilhena, Zé Rover (PP), parte esta semana para Brasília em seu último périplo do ano visando protocolar projetos junto a setores do governo federal (reportagem completa sobre o assunto na edição impressa da FOLHA DO SUL, em circulação desde sábado 06). Por se tratar de compromisso diferenciado, está prevista a companhia de Gustavo Valmórbida, secretário de Governo do Município, primo e principal escudeiro de Rover. Como deve percorrer vários ministérios e repartições públicas federais, além da Câmara de Deputados e Senado, a agenda pode ser classificada também como um “treinamento”, ensinando o “caminho das pedras” ao secretário.

Na condição – não assumida – de pré-candidato a prefeito representando a situação, Gustavo terá a oportunidade de percorrer “atalhos” para contornar a burocracia, além de conferir e participar de situações que originam ou não investimentos federais na cidade. Rover vai em busca dos chamados “Saldos Orçamentários”, verbas que podem ser captadas aproveitando oportunidades que surgem. Macete de quem já está familiarizado com os meandros e corredores da capital federal, coisa que o prefeito vilhenense aprendeu rápido.

Gustavo conversou com o FOLHA DO SUL ON LINE sobre a sucessão municipal, primeira vez que fala disso à imprensa oficialmente, mesmo tendo o nome em evidência há semanas. E, não confirma pré-candidatura, porém, não a rechaça. Diz apenas que faz parte de “um grupo amplo”, e que falar em nomes neste momento “é precipitação”. Em sua avaliação, são questões que podem “desunir nossa base”. Fecha a resposta com o habitual chavão: “Quem decide os candidatos é o povo, mas estou à disposição do meu grupo e do partido para qualquer decisão tomada envolvendo meu nome”.

Apesar de evasivo, o nome preferido do prefeito entre seus aliados concorda que o sucessor que tentará manter a cadeira principal do município com o grupo precisa ser definido em 2015. “Temos que começar o ano eleitoral com o nome de nosso candidato consolidado na aliança”.

Enquanto isso, Valmórbida pouco a pouco vai mudando a conduta, e nos últimos tempos tem sido visto com mais regularidade fora dos gabinetes do Paço Municipal. Já até dançou em cima de trio elétrico – cena raríssima – no dia das eleições do segundo turno, comemorando a vitória de Confúcio Moura (PMDB) ao lado do primo.

E, “se tudo estiver certo” – traduzindo: dinheiro assegurado para quitação do décimo do funcionalismo – o secretário de Governo será companheiro de viagem oficial do prefeito, andando sobre seu rastro e conhecendo os “caminhos mais curtos” do cipoal administrativo brasileiro.






Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.