Visitas 128166742 - Online 272

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Vilhena

31/12/2014 10:22:38

Obra de saneamento causou incômodo em 2014, mas será importante para Cerejeiras

O ano de 2014 vai ficar marcado pelo incômodo causado por uma megaobra de saneamento básico na área urbana de Cerejeiras. Para instalar os encanamentos, a empreiteira que toca a obra precisa abrir o asfalto, jogar a terra para fora, colocar os canos, enterrar a vala e, depois, remendar o asfalto.

Tudo isso gera um terrível incômodo à população local, que não deixa passar a oportunidade para criticar a empreiteira, o prefeito, os vereadores, o país, enfim, tudo.

No entanto, qualquer cidadão cerejeirense mais esclarecido admite uma verdade, quanto questionado sobre os incômodos causados pela megaobra: a importância dela.

Quando ficar pronta, e um dia vai ficar, o município de Cerejeiras será um dos poucos no país a ter uma obra de saneamento básico, esgoto tratado, com quase 100 por cento de cobertura. Em Rondônia, somente três município, além de Cerejeiras, que são Cacaulândia, Presidente Médici e Cacoal, estão sendo contemplados com uma obra semelhante. Porto Velho e Vilhena não possuem nem 5 por cento cada uma de esgoto urbano tratado.

Viver em uma cidade com esgoto tratado e canalizado, como já se sabe pela ciência, evita muitas doenças, como cólera, diarreia e uma série de enfermidades causadas por contaminação bacteriana. Ao evitar essas doenças, a população terá uma qualidade de vida melhor e o setor público municipal poderá economizar com gastos em saúde pública.

A megaobra em Cerejeiras, que é feita por recursos do governo federal, deverá custar até R$ 27 milhões. Se tudo der certo, a obra poderá ficar pronta no final de 2015 ou início de 2016. No momento, a obra passa dos 70 por cento concluídos.

Mas, enquanto não fica pronta, a benfeitoria continua causando incômodos à população cerejeirense, como aconteceu em todo o ano de 2014. Um dia o povo esquecerá todos esses transtornos, quando os benefícios da obra finalmente forem mais evidentes.






Fonte: FS
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.