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Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

13/03/2010 16:46:07

FERROVIA LEVERÁ PELO MENOS 6 ANOS PARA CHEGAR A VILHENA

Ao contrário do que o prefeito Zé Rover (PP) anunciou durante entrevista coletiva à imprensa, há duas semanas, a ferrovia Integração Leste-Oeste não chegará a Vilhena em 24 meses e nem as obras vão começar pelo município em outubro de 2010.

O diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), Luiz Antônio Pagot (À DIREITA NA FOTO), deixou claro que a projeção é de que obra leve quatro no trecho compreendido entre Uruaçu (GO) e Lucas do Rio Verde (MT). Só depois é que começará o sentido a Vilhena, que levará – pelo menos – mais dois anos para ser concluído. Em outras palavras, o vilhenense só poderá contar a ferrovia instalada no município a partir de 2016.

A audiência pública a ferrovia foi realizada no auditório da AVEC (Associação Vilhenense de Educação e Cultura) e trouxe à cidade técnicos do Governo Federal, além dos três senadores do estado; governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), e vice-governador do Acre, César Messias (PP).

Os ministros Reinhold Srephanes (Agricultura) e Alfredo Nascimento (Transportes), inicialmente anunciados, não compareceram.

Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra de 1,6 mil km sairá de Uruaçu, Goiás, Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, até Vilhena, no mais ambicioso projeto de integração regional,  o  projeto é assinado pela Valec, empresa pública especializada em ferrovias, vinculada ao Ministério dos Transportes.

Entre Uruaçu e Lucas a ferrovia terá a extensão de mil quilômetros com conclusão prevista para 2014 e investimentos da ordem de R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas-Vilhena, 598 km, devem ser investidos R$ 2,3 bilhões.

FUTURO

O trecho terá entroncamento com a ferrovia Norte-Sul na cidade de Uruaçu (GO), cruzará Mato Grosso no sentido Leste/Oeste e chegará até Vilhena. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte de um projeto gigantesco, que é a Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação, a EF-354 é planejada com 4,4 mil km. Segue de Uruaçu para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais até o litoral fluminense. Para o oeste o plano indica um caminho de Vilhena/RO rumo ao Acre até a divisa fronteira com o Peru.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Redação/FS

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