Visitas 128107215 - Online 438

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

26/02/2015 11:08:23

Com ajuda de colega paulista, médicos vilhenenses dão exemplo de solidariedade

Num momento em que muitos médicos sofrem críticas por causa do comportamento de determinados profissionais da categoria, o gesto de um ortopedista da cidade de Santos (SP) para atender uma vilhenense de 19 anos merece destaque.

A manicure Luciana dos Santos Ribeiro sofreu um acidente quando estava na garupa da moto do namorado e sofreu múltiplas fraturas: três costelas, uma clavícula e o fêmur quebrados, além de chegar ao hospital com traumatismo craniano.

O acidente aconteceu no dia 31 de agosto de 2013, no bairro Bela Vista. Ao ser socorrida e levada ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros,  Luciana passou dez dias em estado grave na UTI.

Quando se recuperou, foi para a ala ortopédica para se submeter às várias cirurgias recomendadas, sendo que as mais complicadas foram feitas para recompor o fêmur fraturado. Os três procedimentos não conseguiram corrigir a fratura e ela corria sério risco de nunca mais andar normalmente.

Os especialistas indicam, para estes casos, quando as operações consideradas habituais não dão jeito, que o paciente se submeta a uma técnica conhecida como Ilizarov, que obviamente não poderia ser custeada pela família da moça, já que é um procedimento muito caro.

 

MILAGRE E SOLIDARIEDADE

 

A história de Luciana começou a mudar quando chegou à cidade, para operar um paciente de alto poder aquisitivo, o médico Sérgio Magalhães. Após executar o procedimento no hospital particular Bom Jesus, o especialista se compadeceu da situação da manicure, narrada a ele por outros médicos e funcionários da ala ortopédica do HR.

O cirurgião resolveu permanecer na cidade e, usando a estrutura do Regional, operou a garota com a ajuda dos colegas locais, que se apresentaram como voluntários para a missão, sem cobrar nada.

 

RESULTADO

 

Graças ao tratamento que recebeu de forma inesperada, a acidentada já começa a dar os primeiros passos e, em breve, espera voltar a andar normalmente.

O FOLHA DO SUL ON LINE esteve na casa de Luciana, e ouviu dela uma emocionada declaração de gratidão: “Só tenho a agradecer aos ortopedistas doutores Elinton e Ricardo, que conseguiram convencer o colega deles a me atender. E também agradeço muito a ele por esta atitude, que mudou a minha vida”.

 





Fonte: FS
Autor: Irenaldo Malta

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.