Visitas 128159953 - Online 353

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

08/06/2015 13:30:41

Vice-governador de RO anuncia missão chinesa vistoriando traçado de ferrovia

Governadores do Acre e do Mato Grosso participam da missão


No último domingo ( 7) chegou em Rondônia uma missão chinesa liderada pelo embaixador do país asiático no Brasil, Li Jinzhan, acompanhado por 23 empresários do ramo financeiro e da construção de ferrovias, que irá percorrer de ônibus, o trecho Porto Velho/Lucas do Rio Verde-MT, vistoriando o traçado da ferrovia a ser construída com financiamento chinês, anunciou o vice governador Daniel Pereira (PSB), em entrevista ao site Rondoniadinamica, da capital.

A agenda da missão será acompanhada por membros da banca federal de Rondônia, liderada pelo senador Acir Gurgaz (PDT), e pelo próprio vice-governador (FOTO), que representará, na ocasião, o titular Confúcio Moura (PMDB).

Além das autoridades rondonienses, estarão presentes na missão, o governador do Estado do Acre, Tião Viana (PT) e o governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT). 

Ainda segundo Daniel Pereira, será realizada em Ji-Paraná, uma grande reunião, ocasião em que o Estado de Rondônia irá apresentar seus potenciais nas áreas de produção agrícola, pecuária, produção de florestas, turismo, piscicultura, minérios etc.

“Essa ferrovia tem a finalidade de ligar o Centro-Oeste do Brasil ao Oceano Pacífico, abrindo as portas ao produtos brasileiros aos mercados asiáticos (China, Japão, Coréia do Sul. Índia)", ressaltou.
 
"Consolidada a construção desta ferrovia, a história de Rondônia poderá ser dividida em dois momentos: antes e após obra, permitindo que o Estado possa melhorar o seu potencial de produção agropecuária, ao mesmo tempo em que inicia o processo de industrialização dos seus produtos, tornando-se, uma das unidades mais rica da Federação”, destacou o vice-governador.

CEF INVESTE 

A Caixa Econômica Federal possui R$ 100 milhões para investir no setor agropecuário, com juros de 5.5 a 6.5 por cento, cujo os valores são referentes ao plano safra 2014/2015. Conforme já anunciado pelo Governo Federal, os recursos destinados ao Plano Safra 2015/2016, terão taxas de juros bem mais elevadas do que essas. 

Visando garantir aplicação deste recurso neste setor produtivo, o vice-governador, articulou reuniões com entidades representativas dos produtores, nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e na próxima semana será feito também em Porto Velho. “ A preocupação da CEF e do Governo do Estado, é que os produtores tenham acesso a estas informações e possam utilizar estes créditos”, disse o vice-governador.
 
PROPOSTAS E CONTRATOS
 
"Quem estiver interessado sobre este assunto, favor procurar de imediato uma agência da Caixa Econômica, nas suas respectivas cidades, seja na capital ou o interior, pois todos os gerentes daquelas instituições estão treinados e preparados para receber as propostas, analisa-las e se aprovado, a emissão imediata do contrato", orientou Daniel Pereira.






Fonte: Rondônia Dinâmica
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.