Visitas 128157651 - Online 386

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Terra

25/06/2015 15:07:08

Em Cerejeiras, secretário tenta convencer agroindústrias a sair da informalidade

Ex-vereador comanda Pasta criada por atual prefeito

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cerejeiras, Sandro Malta Xavier, tem uma missão difícil: tentar fortalecer a agricultura familiar local  e formalizar as agroindústrias que ainda resistem na informalidade. A Pasta foi criada no primeiro ano de mandato do atual prefeito, Airton Gomes (PP), em 2013.
Ex-vereador e antigo funcionário da Emater no município, Xavier tem experiência técnica e diálogo político para cumprir a missão que lhe foi proposta. Atualmente o órgão comandado pelo secretário faz tanques de peixe, encascalhamento de currais e outras obras nas pequenas propriedades rurais do município.
Numa rápida entrevista ao FOLHA DO SUL ON LINE na manhã desta quinta-feira, 25, o secretário disse que, ao contrário do pessimismo que ronda o segmento, é possível que a agricultura familiar sobreviva ao avanço da soja no município.
“São cultivos diferentes e acredito que as grandes plantações mecanizadas podem conviver com as pequenas propriedades de agricultura familiar. As plantações de grãos ocupam as terras planas, já as pequenas propriedades ocupam os lugares morrados e pantanosos. E o nosso município tem esses dois tipos de terra. O agronegócio pode conviver com a agricultura familiar”, diz Xavier.
Ao site, o titular da Agricultura disse também que ainda são poucas as agroindústrias legalizadas no município, mas esse número deverá crescer. “Temos só três pequenas indústrias rurais regularizadas e mais de doze ainda informais aqui no município. Tem muitos pequenos produtores que não querem formalizar as atividades produtivas da pequena propriedade, mas estamos tentando convencê-los a se regularizar e entrar no mercado local”, diz Xavier.
As agroindústrias formalizadas ganham um selo de atestado de qualidade e podem emitir notas fiscais, vender para o comércio local e até mesmo participar de licitações, ofertando produtos para o poder público municipal, que compra alimentos para fazer merendas escolares e refeições hospitalares.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.