Visitas 128138417 - Online 385

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

16/07/2015 08:59:48

Comerciantes em Cerejeiras reclamam da crise a desabafam: “A televisão piora tudo”

Entrevistados dizem que notícias negativas desmotivam consumidor
 
Uma conversa com qualquer comerciante em Cerejeiras, por mais breve que seja a prosa, já é possível ouvir uma reclamação. A economia está parada, a crise está forte, o consumidor não compra, o governo fechou a mão, os clientes em débitos atrasam as contas, enfim, uma infinidade de queixas sobre o atual cenário econômico local.
“Está muito parado. Estamos vendendo, mas muito pouco”, diz a gerente de uma loja de confecções em Cerejeiras.
“Nós estamos tendo dificuldades de receber contas atrasadas. Na verdade, somos agora mais uma empresa de cobrança do que de vendas. Minha funcionária liga o dia inteiro atrás dos clientes com contas em atraso”, diz a proprietária de uma loja de variedades.
“Estamos tendo uma queda de 11 por cento nas vendas em cada mês deste ano. Como nossa meta era crescer 10 por cento no mesmo período, estão eu calculo que as nossas perdas são, de fato, de 21 por cento”, diz o gerente de uma loja de eletrodomésticos.
No entanto, ao testemunhar reclamações como estas, a reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE ouviu de pelo menos de três entrevistados nesta semana, o mesmo diagnóstico: a crise, que segundo eles existe, é potencializada pelas notícias negativas que o consumidor vê na televisão – especialmente a TV aberta e quase sempre a Rede Globo.
“As notícias passadas na televisão ajudam a piorar a crise. O povo assusta e não compra mais, segura o dinheiro. E eu acho que a Rede Globo é terrível nesse ponto e o pior é que as pessoas acreditam nela”, diz o gerente de uma agência bancária em Cerejeiras.
“Tem muita gente que chega aqui na loja e diz: ‘Ah, eu não vou comprar agora não porque vi na televisão que não é pra gastar neste momento’. Daí o consumidor não compra, por influência da tevê”, diz a proprietária de uma loja de confecções, também no município cerejeirense.
A gerente da mesma loja mencionada acima confirma o diagnóstico da proprietária. “Essa crise quem está fazendo ela é o povo. Eles escutam que existe crise e aí fazem ela acontecer aqui”, diz.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.