Visitas 128106064 - Online 465

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

24/07/2015 09:29:42

Líder empresarial em Cerejeiras comenta reportagem: “Crise ainda é midiática”

Betoni diz que o medo é maior que a recessão propriamente dita
 
O presidente da Associação Empresarial de Cerejeiras (Acic), o empresário Vanderlei Betoni, comentou a reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE publicada na semana passada e que causou uma discussão no município, tanto na sessão de comentários do site quanto nas redes sociais.
A reportagem tratava de um assunto árido que geralmente não desperta tanto interesse, por assim dizer, do leitor comum: a Economia. No entanto, talvez pelo momento econômico que o país vive, a matéria foi a segunda mais lida da semana no site.
Segundo a mencionada reportagem, os comerciantes em Cerejeiras reclamam que, sim, existe uma recessão econômica na região, mas que as notícias negativas divulgadas pelas tevês abertas, sobretudo pela Globo, ajudam a piorar a situação, desmotivando o consumidor a “fechar a mão” e não consumir.
Procurado pelo FOLHA para comentar o assunto, o presidente da Acic disse que a análise que ele faz da situação é mais ou menos a relatada na reportagem pelos comerciantes entrevistados. “Existe uma crise, sim, mas ela é ainda midiática, quer dizer, é mais na mídia que na vida real aqui na região. A gente está vivendo mais um clima de crise do que uma recessão propriamente dita e esse clima chega na região pela mídia. Nossa realidade econômica é diferente daquelas relatadas na televisão, como São Paulo e Rio”, diz Betoni.
“Temos visto que todos estão receosos. Tanto o consumidor quanto o empresário estão esperando o pior, porque a mídia fomenta esse receio e isso tem causado um ambiente de desconfiança, de medo, mesmo que a crise não seja tão real assim”, diz o presidente da associação, que representa os comerciantes em Cerejeiras.
Sobre a real situação econômica do município, Betoni é mais otimista que os demais. “Alguns setores são mais afetados, com uma diminuição das vendas, como o setor de vestuário e material de construção. Mas, no geral, ainda não sentimos tanta diferença”, diz o presidente da Acic, que é empresário do ramo supermercadista, e complementa: “Cresci ouvindo dizer que o Brasil está em crise, mesmo sendo uma das maiorias economias do mundo, e sempre ouvi no meio empresarial um velho ditado: ‘enquanto uns choram, outros vendem lenço’. Cada vez que penso neste ditado entendo o quanto ele é mais verdadeiro”. 
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.