Visitas 128144934 - Online 329

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

14/08/2015 14:34:48

Polícia Militar registra mês com menor índice de ocorrências do ano em Cerejeiras

Comandante diz que policiamento ostensivo inibiu a criminalidade

O município de Cerejeiras teve o mês de julho mais pacífico dos últimos anos. Essa é a conclusão que se chega ao verificar os dados disponíveis no sistema virtual da Polícia Militar, que registra todas as ocorrências feitas pela corporação no município e compara cada mês com o período correspondente do ano anterior.
Segundo os dados da PM de Cerejeiras, no último mês de julho houve 33 ocorrências. É um índice baixo, comparado ao mesmo período do ano passado. Em julho de 2014, por exemplo, houve 59 ocorrências, quase o dobro em comparação com este ano.
O comandante do 4ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Cerejeiras, tenente Ivan Vian, comemora os números. Formado Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e morador do município há mais de 20 anos, o tenente acredita que esse resultado positivo se deve a uma atuação mais concentrada de policiamento ostensivo.
A seguir, uma breve entrevista que o comandante da PM no município concedeu ao FOLHA DO SUL ON LINE, na manhã desta sexta-feira, 14, no quartel da corporação em Cerejeiras.

A que o senhor atribui esse baixo índice de criminalidade?
Eu enxergo essa queda como resultado de um policiamento mais ostensivo por parte da Polícia Militar. Nós dividimos a cidade em partes que chamamos de “manchas criminais”, que são os lugares críticos, onde a criminalidade é mais recorrente. Então, com essas manchas criminais identificadas, nós colocamos mais policiais nelas. Houve, com isso, algumas prisões em flagrante. E isso ajudou a diminuir o número de ocorrências policiais em Cerejeiras.

A onda de furtos ao comércio, que ocorreu do início do ano até maio, deu uma trégua também. Por quê?
O furto é uma das principais ocorrências da PM de Cerejeiras, historicamente falando. Com a queda da criminalidade, caem também os furtos, evidentemente. Contam também as prisões que a polícia fez. Com a detenção desses agentes, o crime tende a cair, pois são eles que os praticam. 

Está previsto para ser instalado um sistema de videomonitoramento em Cerejeiras. Como comandante da PM, qual é a expectativa que o senhor tem deste monitoramento por câmeras?
A minha expectativa é a melhor possível. Será um instrumento a mais. A Polícia Militar trabalha com uma estratégia que chamamos de “ação-presença”. É por isso que andamos fardados e nossos veículos são caracterizados. Na verdade, temos a intenção primária, através da presença dos policiais militares, de prevenir e inibir a ação dos agentes criminosos de praticar delitos. O videomonitoramento será uma presença a mais, ou seja, a polícia vai estar presente de certa forma. Além disso, as filmagens de crimes que vierem a ocorrer facilitam os processos judiciais, beneficiando com uma prova adicional para elucidar o crime e punir o responsável pelo delito.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.