Visitas 128091541 - Online 326

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

28/08/2015 13:59:51

Lixão improvisado incomoda e até vice-prefeita de Cerejeiras reclama no Facebook

Alguns descartam lixo num terreno particular


Como já foi noticiado por este site, moradores de Cerejeiras, por desconhecimento ou de propósito, erram o lugar do lixão e depositam lixo num terreno particular. Agora, mais de dois meses após a reportagem, o problema continua e novos resíduos sólidos estão sendo lançados no local.
O lugar onde esses materiais são lançados inapropriadamente, que é uma propriedade particular onde há uma lavoura de grãos, fica próximo ao parque industrial de Cerejeiras, na BR-435,em direção a Corumbiara, a cerca de três quilômetros da área urbana. O lixão do município fica a 400 metros adiante deste terreno. 
Recentemente, a reportagem do site FOLHA DO SUL ON LINE voltou ao local e foi constatado que o problema continua. Desta vez, até mesmo um sofá velho foi jogado no terreno particular.
Ao que parece, alguns moradores gostam de, eles mesmos, levarem o lixo ao local. Os dejetos identificados neste terreno privado mostram que os entulhos que são os mais descartados ali. Por exemplo, há despejos de grama cortada de jardins, galhos de árvores, descarte de oficinas de madeira e móveis velhos. O lixo orgânico e caseiro, levado pelos caminhões da prefeitura, não foi visto neste local inapropriado.
Há um projeto de que nos próximos meses a prefeitura de Cerejeiras faça um panfleto informando os cidadãos, entre outras coisas, a não despejar lixo neste local inapropriado. 
Enquanto esses cidadãos não se conscientizam, a própria prefeitura precisa ir ao local e retirar a montanha de dejetos e depositar no local reservado apropriadamente para isso, somente a alguns metros adiante – a pequena distância que os cidadãos não quiseram percorrer.
A situação é tão preocupante que a própria vice-prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, usou seu perfil no Facebook para fazer o seguinte comentário, usando fotos para ilustrar a postagem: “Essas imagens feias são da estrada que dá acesso ao lixão. Infelizmente algumas pessoas não chegam até o lixão e vão colocando esses entulhos pelo caminho em propriedades particulares. Ajude-nos na conscientização para que evitem tais atitudes”.





Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.