Visitas 128146614 - Online 352

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

08/09/2015 14:28:26

Proposta que aumenta números de vereadores em Vilhena é aprovada em 1º turno

Com aprovação da matéria cidade passará a ter 13 parlamentares
  
Com apenas um voto contrário, o do vereador José Garcia (DEM), a Câmara de Vilhena aprovou, em primeiro turno, o aumento do número de cadeiras na Casa. De acordo com a Proposta de Emenda à Lei Orgânica, a partir da próxima legislatura, a Câmara passará de 10 para 13 vereadores. 
Para a vereadora Maria José da Farmácia (PDT), que votou favorável ao aumento de vagas na Casa de Leis, um número maior de edis significa melhor representatividade da sociedade e maior poder de fiscalização das ações do Executivo. A pedetista explicou que o aumento de vereadores não implicará no acréscimo de repasses para o Legislativo. “Não haverá aumento no repasse para a Câmara, ele continuará sendo de 7%”, disse.
O vereador Vanderlei Graebin (SDD), que está em seu quinto mandato consecutivo, lembrou que a Câmara Vilhenense já teve 13 representantes quando de sua abertura, no ano de 1982. “Vai voltar à formação original de 1982, que eram13 vereadores, quando a cidade tinha apenas 25 mil habitantes. Hoje somos 95 mil, e certamente a alteração irá aumentar a representatividade perante essa população”, argumentou Graebin. 
Para que passe a valer já em 2016, o aumento de cadeiras da Câmara Municipal deve ser votado até o mês de outubro. Cumprindo o que havia anunciado no primeiro semestre, o presidente do parlamento vilhenense, Júnior Donadon (PMDB) colocou a matéria em pauta. Nos próximos dias ela deve retornar à pauta para votação em segundo turno, para aprovação definitiva





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.