Visitas: 42286737 - Online: 90

Segunda-Feira, 27 de Março de 2017

CLARETIANO
BIOCAL


<



26/09/2015 09:55:23
      
Vídeo de idoso denunciando maus tratos incendeia Vilhena; entidade desmente

Imagens vêm provocando comoção na cidade


Um vídeo postado esta semana no Youtube está provocando indignação em Vilhena: as imagens mostram um idoso com sinais de maus tratos, internado no Hospital Regional. Com voz fraca, o ancião, incitado por uma pessoa que aparenta ser seu filho, faz graves denúncias contra o Lar dos Idosos, instituição que acolhe pessoas da terceira idade de todo o Cone Sul.
Com as costas cheias de ferida, o homem acusa uma enfermeira, identificada como “Gal”, e um cuidador, de nome “Davi”, de agredi-lo dentro do Lar. As palavras, pronunciadas em tom de lamento, revelando ações que configurariam não apenas agressões, mas também tortura, comovem quem assiste o vídeo (confira na íntegra aqui), gravado com um celular, supostamente pelos próprios parentes do idoso.

O OUTRO LADO

O FOLHA DO SUL ON LINE procurou o Lar dos Idosos e obteve a identidade do denunciante: trata-se de Luiz de Oliveira Sardinha. Ele tem 62 anos e viveu na entidade de 2009 até janeiro deste ano, quando foi entregue novamente à família.
Conforme o Lar, Luís, que mede quase dois metros de altura, tem personalidade extremamente forte e não aceitava alguns procedimentos indicados por profissionais. “Ele xingava a gente, quando tentávamos sentá-lo na cadeira de rodas para o banho de sol”, relata uma funcionária.
O histórico de “rebeldia” do idoso é narrado numa denúncia protocolada no MP, dizendo que ele se recusava a receber atendimento. As feridas em suas costas, inclusive, seriam resultado de sua recusa em ser “virado” de lado na cama.
Diabético e portador de uma doença de pele (Dermatite), o ancião viu seu quadro se agravar justamente em virtude de manter a mesma posição enquanto ficava deitado.
Conforme a direção do Lar dos Idosos, ao dar entrada no local, levado por um dos filhos, que se comprometeu em ajudar a cuidar dele, Luiz estava se recuperando do AVC que havia sofrido. 
O filho que o internou 6 anos atrás sempre atendia as chamadas do Lar, quando era acionado para socorrê-lo. Mas ele acabou se mudando de Vilhena e passou a responsabilidade por cuidar do pai a um irmão. Esse segundo filho seria o responsável por produzir e divulgar a filmagem que vem incendiando a internet.

VERSÃO DOS ACUSADOS

Conforme o Lar, o cuidador e a enfermeira acusados foram visitar Luiz no Hospital e chegaram a conversar com o próprio idoso e seus filhos. Ambos negaram as agressões ao ancião, e explicaram o motivo das feridas em suas costas, que seriam resultado de sua teimosia em permanecer deitado na mesma posição.

DEVOLVIDO À FAMÍLIA

A direção da instituição explicou os motivos de ter pedido para que os filhos reassumissem a responsabilidade de cuidar do ex-interno. Além do temperamento explosivo dele, muitas das responsabilidades combinadas com o filho que havia assumido sua “guarda” deixavam de ser cumpridas. Segundo a entidade, um colchão de água chegou a ser pedido, mas o filho levou um antigo, já furado, para que o pai permanecesse deitado. Depois, com muita insistência, ele concordou em pagar um modelo “casca de ovo”, que não resolveria o problema das feridas.
O site se coloca, desde já, à disposição dos filhos de Luiz, para o caso de eles quererem rebater as informações prestadas pelo Lar dos Idosos.
 Clique abaixo e assista o vídeo do idoso postado no Youtube ou acesse através do link: https://www.youtube.com/watch?t=1&v=n_4PBJIfyjU




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Vídeo da reportagem



teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Segunda-Feira, 27 de Março de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871