Visitas 128145135 - Online 362

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

23/10/2015 09:25:50

Cerejeiras: vereador isenta prefeito e acusa governo federal por crise no município

Kiko explicou distribuição de recursos arrecadados via impostos

Na sessão da última segunda, 19, na Câmara de Cerejeiras, o vereador Valdecir Atílio Kluch, conhecido como Kiko (PP), fez um pronunciamento em que explicou a situação das finanças do poder público municipal. No esclarecimento, misturado com um desabafo, Kiko comparou a realidade do governo federal com o municipal.
Também na segunda, conforme noticiado por este site, a Prefeitura de Cerejeiras fez uma manifestação (junto com uma paralisação) para denunciar ao povo a política de centralização de recursos adotada pelo governo federal.
Aliado do prefeito Airton Gomes (PP), de quem é amigo, o vereador cerejeirense explicou as porcentagens de distribuição de recursos feitas no Brasil. “Não sei se vocês sabem, mas 65 por cento da arrecadação dos impostos ficam com o governo federal e só 35 por cento ficam para os estados e municípios”, disse Kiko.
O parlamentar de Cerejeiras disse também que, ao contrário dos gestores municipais, o governo federal não é afligido por constantes pedidos de ajuda por parte da população. “A presidente não recebe gente no gabinete dela pedindo isso ou aquilo. Nem o Congresso recebe. Mas as prefeituras e as Câmaras, sim. Por isso, os municípios deveriam receber mais recursos do governo federal”, explicou.
Kiko disse também que os prefeitos precisam complementar, com recursos próprios, muitas verbas insuficientes que recebem da União. “O prefeito recebe R$ 0,19 por aluno por dia para a merenda escolar. Com esse valor só dá para comprar a açúcar do suco dos estudantes”, encerrou.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.