Visitas 128140773 - Online 336

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

16/02/2016 14:48:37

Crise na Saúde se arrasta e vereadores querem explicações prefeito e secretário

Para Junior Donadon “entregar hospital é atestar a incompetência” 
 
Segue em pauta na Câmara Municipal de Vilhena a crise que assola a saúde pública local, e que afeta o maior hospital do Sul de Rondônia, responsável pelo atendimento da população dos sete municípios que compõem a região.
A crise, que se instalou há mais de um ano e parece não ter uma solução a curto prazo, agora afeta até o pagamento dos servidores. Na ultima sessão, os servidores da Saúde municipal, com salários do mês de fevereiro atrasados, se reuniram com vereadores e conseguiram a promessa de que os efetivos receberiam ainda naquele dia, o que foi cumprido. 
Na sessão desta terça-feira, 16, o plenário da Câmara Municipal foi tomado pelos Agentes Comunitários de Saúde que, além do salário em dia, esperam resposta do Executivo para as reivindicações apresentadas em 2015. Na pauta, o plano de carreira da categoria. 
Hoje, usando a tribuna, o presidente do Parlamento, Junior donadon (sem partido) criticou a forma como a Administração Rover vem conduzido o município, principalmente no tocante as políticas primordiais como educação, saúde, segurança e geração de emprego. 
No caso específico dos Agentes Comunitários de Saúde, Donadon colocou à disposição da categoria o Departamento Jurídico do Legislativo para orientação nas ações visando a defesa dos direitos da classe. 
Donadon também voltou a criticar o movimento do Executivo, que tenta passar para o Estado a responsabilidade pelo Hospital Regional de Vilhena. “Ontem se voltou a falar sobre entregar o Hospital Regional para o Estado; para mim, entregar o hospital ao Estado é atestar a incompetência dessa administração”, pontuou Donadon.
A vereadora Professora Valdete Savaris (PPS) também falou sobre a situação precária da saúde e denunciou que os aparelhos de esterilização do Hospital Regional estão quebrados e os instrumentos cirúrgicos estariam sendo esterilizados no Hospital Bom Jesus. “Isso não pode acontecer, porque esses instrumentos correm o risco de serem contaminados no percurso e colocar em risco a vida dos pacientes”, analisou a vereadora. 
Junior Donadon afirmou que irá apresentar uma convocação para que o secretário de saúde Adilson Bernardino e o prefeito Zé Rover (PP) prestem explicações da real situação da saúde vilhenense. “Vou apresentar esta convocação e espero contar com o apoio dos colegas para serem subscritores dessa convocação”, disse Donadon.
 




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.