Visitas: 60303029 - Online: 145

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018

CLARETIANO

26/04/2016 10:28:53
      
Cerejeiras dá show de solidariedade para tentar salvar menino de 4 anos com leucemia

Profissionais do Hemocentro de Vilhena coletam sangue doado

Uma multidão de pessoas está entrando e saindo, durante todo o dia desta terça, 26, de um salão no pátio da Igreja Presbiteriana do Brasil em Cerejeiras. A razão do enorme fluxo de gente é uma só: salvar uma vida, através da doação de medula óssea.

O FOLHA DO SUL ON LINE esteve no local da coleta de sangue dos doadores há poucos instantes. Cerca de 200 pessoas aguardavam numa fila para serem atendidas pelos profissionais do Hemocentro de Vilhena.

A campanha foi deflagrada para ajudar o menino Vinícius Marques Alves, de 4 anos, que está internado no interior de São Paulo, Barretos, com uma grave doença chamada leucemia mieloaguda. A única salvação para a criança é um transplante de medula óssea e isso tinha de ser feito em no máximo em seis meses, sendo que já se passaram dois.

O problema, no entanto, é achar um doador compatível. É um doador compatível a cada 100 mil pacientes receptores, em média. Daí, uma campanha, pela imprensa e pelas redes sociais, tomou corpo e a multidão de doadores está aparecendo nesta terça para fazer a coleta do material, cuja análise será feita para a confirmação da eventual compatibilidade.

A doação é feita, primeiro, pela coleta de 5 ml de sangue, para então a compatibilidade do doador ser cadastrada num banco de dados mundial – isso mesmo, mundial. O Brasil, possuidor de um dos mais avançados sistemas de saúde pública do mundo, é uma das pontas de lança deste banco de doadores em nível global.

Ao FOLHA DO SUL ON LINE, a assistente social do Hemocentro de Vilhena, Michely Toledo, disse que essa campanha de doação de medula está se destacando pela disposição dos voluntários. “É a campanha com maior número de doadores até agora que já realizamos. Esperamos ter um número alto de doadores, não só para ajudar a vida do Vinícius, mas de muitos outros que precisam”, afirmou a profissional, que também colhia sangue dos pacientes.

ESTADO DE SAÚDE DO MENINO VINÍCIUS
Na manhã desta terça, o menino Vinícius, que já estava em casa a dois dias, voltou a ser internado. A criança teve febre hoje de madrugada e voltou ao hospital. A condição de saúde dele é estável, com a imunidade baixa, mas estabilizada, sem cair mais ainda. As informações são da família do garotinho.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871