Visitas: 39139871 - Online: 105

Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017

CLARETIANO
BIOCAL





25/05/2016 08:36:51
      
Em rede social, pioneiro diz que rio que abastece Cerejeiras “está morrendo”

Rio Arara sempre sofreu ataques, diz outra moradora

Um pioneiro de Cerejeiras usou seu perfil numa rede social para fazer um alerta aos moradores nesta segunda, 23: o principal rio do município está morrendo. Segundo o pioneiro, a situação do rio Arara, que abastece a área urbana cerejeirense com as suas águas coletadas diariamente pela CAERD, está pior a cada dia.

O morador que publicou o alerta na rede social mora em Cerejeiras desde o início da década de 1980 e chegou a ser vereador no município por um mandato, no final da década de 1980. Abaixo, o texto, juntamente com a foto desta reportagem, publicada pelo pioneiro no Facebook no início desta semana:

Olá Amigos
Rio Arara
Sabia que o nome verdadeiro mesmo é Rio Branco, o pessoal do Marechal Rondon catalogou todos os Rios dessa região e foi dado este nome. No mapa dos rios se vê Rio Branco 
O nome Arara deve ter sido dado pelos imigrantes que chegaram depois.
Hoje o Rio esta assoreando, minguando a cada dia, porque as suas nascentes estão descobertas e sem proteção.
Há uma camada de terra chamada lagresia, que é impermeável, que separa os lençóis de água da superfície, e isso que faz as águas brotarem no alto das serras. Se não fosse assim as águas iriam minar nas partes mais baixas. Mais o pisoteio de criações nas minas as fazem elas secarem porque vai entupindo tudo.

Após a publicação do alerta do pioneiro, moradores do município também comentaram a situação do rio Arara. “Que pena. Pelos anos 70 a 80 lembro-me desse rio como um rio caudaloso. O descuido tem provocado esta situação triste”, disse um morador.

Já uma outra moradora conta que os ataques ao rio que abastece Cerejeiras não é de hoje. “Por um bom tempo foi usado como depósito de carcaças do matadouro e de óleo na época de energia com gerador”, disse a cerejeirense.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa


teste









Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871