Visitas: 40716585 - Online: 103

Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2017

CLARETIANO
BIOCAL






14/07/2016 11:09:06
      
Operação da PF deflagrada hoje visa “esquemas” de madeireiros no Cone Sul de Rondônia

Madeira que era “esquentada” por meio de fraudes em planos de manejo

A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (14/07) uma nova operação para coibir crimes ambientais em Rondônia. A ação combate a atuação de madeireiros na região de Espigão do Oeste, Ministro Andreazza e Pimenta Bueno, além de Porto Velho. 

Dois mandados de prisão preventiva já foram cumpridos, sendo um de um grande madeireiro da cidade de Espigão do Oeste e outro de um indígena também da mesma região. Há ainda em cumprimento 6 (seis) mandados de condução coercitiva e 13 (treze) de busca e apreensão na região do Cone Sul do estado. 

O esquema foi revelado na Operação “Plano Virtual”, cujas investigações partiram da delegacia da PF em Vilhena. Segundo as investigações, a ação criminosa contava com detentores dos planos de manejo, madeireiros, consultores ambientais, exploradores e transportadores de madeira. Laranjas também teriam sido utilizadas para o esquema. 

O grupo se beneficiava de extração ilícita de madeira que era “esquentada” por meio de fraudes em planos de manejo - em geral essa madeira ilegal provinha de terras indígenas. Os indiciados responderão pelos crimes de furto, receptação, falsidade documental, extração ilegal de madeira, lavagem de dinheiro e associação criminosa. 

Desde o início da manhã desta quinta-feora, 14, estão sendo cumpridos todos os 24 mandados, havendo ainda entre eles três ordens de interrupção de atividades de empresas madeireiras e Plano de Manejo Florestal Sustentável. 

As investigações se iniciaram ainda este ano na deflagração na data de hoje das operações. Cerca de 40 policiais federais estão envolvidos na operação. 

Maiores informações em entrevista coletiva a ser realizada na base Roosevelt, da PF, em Pimenta Bueno às 11:10h.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871