Visitas 128140139 - Online 336

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Indústria e Comércio

07/06/2009 13:05:08

INVERNO ANTECIPADO NO SUL “ESQUENTA” PREÇO DE FRUTAS

O inverno deste ano veio mais cedo e trouxe as geadas para o sulistas antes do que se pensava. A primeira consequência foi, além do uso de agasalhos por todos naquela região, a danificação de boa parte das plantações. O gelo chegou a se acumular de tal forma que resultou em uma camada de 8 cm de espessura em algumas áreas. Frutas típicas da região, adquiridas pela maioria dos supermercados de Vilhena, já começam a aumentar de preço, podendo até mesmo ficar em falta nas próximas semanas.

“Os principais produtos que sofrerão aumento nos próximos dias são: maçã, caqui, uva, ameixa e kiwi. Em conversas com os produtores de lá, percebemos que as geadas foram muito intensas mesmo. Por isso, esperamos um aumento da ordem de 10% nos preços dessas frutas”, explica a proprietária de um supermercado da cidade. Na ocasião da entrevista, um dos fornecedores sulistas do estabelecimento comentou que o caqui provavelmente não estará mais disponível na praça em cerca de 20 dias.

Segundo um dos chefes da seção hortifruti de outro supermercado da cidade, os preços baixos devem permanecer por apenas 5 dias. “Por enquanto a uva está barata, mas estou me preparando para uma alta de 15% no preço desses produtos vindos das plantações sulistas. Nas conversas que mantive com nossos fornecedores, averiguei que todos estão espantados com a força das geadas antecipadas”, destaca. 

 





Fonte: FS
Autor: Herbert Weil

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.