Visitas: 44040008 - Online: 124

Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017

Ultrasonografia
BIOCAL


<



26/07/2016 09:09:14
      
Apesar de avisos de associação comercial, empresa volta a cair em golpe em Cerejeiras

“Golpe da lista telefônica” pode causar prejuízos a empresários

Apesar do constante aviso da Associação Empresarial de Cerejeiras (ACIC), mais uma empresa da cidade caiu no conhecido “golpe da lista telefônica”. O caso aconteceu há um mês, mas tentativas de aplicação do golpe, que são feitas por telefone, já foram registradas em outras empresas de Cerejeiras.

“Não é por falta de aviso ao empresariado do município. A ACIC tem informado com frequência aos empresários de Cerejeiras sobre como esse golpe é aplicado e ensina como evitá-lo. Já informamos pela imprensa, pelas redes sociais e em reuniões”, disse o vice-presidente da entidade, Vanderlei Betoni.

Mas, por outro lado, ainda de acordo com o vice-presidente da associação, os comunicados da ACIC também estão surtindo efeito: empresas vem relatando à entidade que estão escapando da fraude. Todos os casos de suspeita recebidos foram confirmados como o conhecido golpe.

COMO O GOLPE É APLICADO
O golpe é geralmente aplicado da seguinte maneira: ima pessoa liga na empresa e fala ou com o dono ou com um funcionário. Apresentando-se como representante de uma empresa que faz e publica listas telefônicas impressas e online, a pessoa pede ao empresário ou ao funcionário para assinar uma “autorização” para que o nome da firma seja incluído na próxima edição da tal lista telefônica.

Na desculpa de que o procedimento precisa ser rápido, o golpista, do outro lado da linha, pede para que o empresário ou colaborador seja ágil  em assinar o tal contrato – já enviado para a empresa vítima por e-mail ou fax. Uma vez que o empresário ou um funcionário da empresa assina tal documento, uma taxa passa a ser cobrada pelo suposto serviço de inclusão do nome da firma em listas telefônicas, pois no contrato assinado há uma cláusula de cobrança. 

Além disso, esses estelionatário afirmam para as vítimas que eles têm uma parceria (o que não é verdade) coma associação comercial da cidade onde é aplicado o golpe.

Ao FOLHA DO SUL ON LINE, o presidente da ACIC, Marcelo Ferreira Freitas, esclarece que a menção às associações comerciais pelos golpistas é mentira. “A ACIC não tem nenhuma parceria com nenhuma empresa de lista telefônica”.

Também ao site, o presidente da ACIC diz que o empresário precisa treinar os funcionários para que eles não caiam também no golpe. “Temos percebido que em algumas empresas são os colaboradores, como o gerente, que caem no golpe. O empresário precisa avisar a equipe da empresa para não assinar nenhum tipo de documento a pedido de alguém que liga de fora. E vale reforçar: não assine nenhum contrato sem ler”, diz Marcelo Ferreira Freitas.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871