Visitas 128168363 - Online 252

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Tecnologia

11/05/2010 08:51:00

VEXAME ESTADUAL: PBX DA UNIR EM PORTO VELHO ESTÁ QUEIMADO HÁ 15 DIAS

Os telefones do campus central da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Porto Velho – 2182 2000 e 2182 2010 - estão mudos há 15 dias. Em Vilhena, os 620 alunos e cerca de 50 professores do campus local (FOTO) só conseguem se comunicar com a instituição na capital por e-mail ou via celulares particulares.

Em nota oficial, a Pró-Reitoria de Administração e Gestão de Pessoas (PRAGEP) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) informa que “os telefones do campus José Ribeiro Filho estão temporariamente indisponíveis para receber e realizar ligações, devido à queda de um raio que queimou a Central Telefônica. A previsão, segundo o técnico da operadora Oi, responsável pela manutenção da telefonia, é de que os serviços telefônicos sejam normalizados no dia 17 de maio”.

A reportagem da FOLHA DO SUL apurou, no entanto, que raio nenhum queima central telefônica se os sistemas preventivos de proteção contra descargas elétricas - o banal “aterramento” - tiver sido bem executado.

Um ex-técnico da Alcatel, altamente especializado (que participou inclusive da montagem das torres de telefonia celular para o show dos Rolling Stones na praia de Copacabana em 2007)  revela que a Oi/Brasil Telecom, responsável pela maioria das centrais telefônicas de Rondônia, inclusive as de Vilhena, usualmente “subempreita” estes serviços e a qualidade fica comprometida: “Se o armário externo não estiver dentro das normas técnicas, bem aterrado, bem cuidado, com o check-list em dia, com visitas preventivas organizadas, ele abre o bico, queima placas da comutadora remota e o sistema cai”.

Pela demora, no entanto, não pode ter havido só isso: “A BRT corre atrás desses problemas, se torra um armário, no máximo em três dias se consegue botar a central no ar novamente”.

A Unir também tem que fazer a parte dela, internamente, inclusive comprando uma central P(A)BX nova, caso a antiga tenha sido danificada, porém, justamente por causa do problema, não foi possível ouvir ninguém da universidade na tarde desta segunda-feira.

 





Fonte: FS
Autor: Carlos Macena

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.