Visitas 128153510 - Online 368

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

21/09/2016 18:30:21

Cerejeiras: delegado da PF confirma indícios de fraude em licitação de obra pública

Dois mandados de busca foram cumpridos na cidade


Por telefone, o delegado Tiago Gaiga, da DPF de Vilhena,  confirmou ao FOLHA DO SUL ON LINE o cumprimento de dois mandados de busca na cidade de Cerejeiras nesta quarta-feira, 21. A ação de agentes da Polícia Federal visava recolher documentos na Comissão de Licitação do município, contendo indícios de fraude numa concorrência pública.


O delegado disse que ninguém foi preso, mas revelou que o chefe da CPL, Ado Prado, já teria sido ouvido no inquérito, instaurado no ano passado para investigar a construção do laboratório que está sendo erguido em anexo ao único hospital da cidade, o São Lucas, da rede municipal.

A obra, custeada com recursos do Ministério da Saúde, teria sido “subfaturada”, ou seja, orçada por um valor muito abaixo do preço de mercado. Duas empresas participaram da licitação: a João de Barro, de Cerejeiras, e a Pascutti, que teria sede em Colorado do Oeste. A primeira venceu a concorrência contendo elementos de fraude.

A PF já tem indícios de que um documento teria sido forjado dentro da própria prefeitura, mas ainda não revelou nomes de suspeitos deste possível crime. O material recolhido ajudará a identificar eventuais envolvidos na fraude. Os números e as informações que constam das tabelas apresentadas na licitação levantam a suspeita de que eles teriam sido produzidos conjuntamente, o que caracterizaria a falta de competição entre as firmas participantes.

O aprofundamento das investigações também poderá esclarecer o eventual acordo entre as duas construtoras. A ganhadora, possivelmente, exigiria um aditivo no contrato, uma vez que o preço apresentado no certame está aquém do praticado no mercado.

Por enquanto, não há indícios de desvio da verba federal prevista no convênio de R$ 482 mil, intermediado pela Caixa para custear o laboratório e as empresas que serão ouvidas na próxima fase do inquérito não se manifestaram quanto às suspeitas.

 





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.