Visitas 128101581 - Online 481

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Arte e Cultura

22/09/2016 10:06:26

Através da pintura, vilhenense dá exemplo de superação na luta contra a depressão

Venda de telas ajuda a bancar sonho da casa própria

Aos 49 anos, com os três filhos já casados, a dona-de-casa Maria das Graças Lemos da Silva está conseguindo vencer, com muito esforço, uma doença que faz um número cada vez maior de vítimas em Vilhena: a depressão.

A luta da ex serviços gerais contra a enfermidade começou em 2013, logo após sua separação. Ela conta que a situação acabou se agravando com os problemas de coluna surgiram e a impediram de continuar trabalhando.

Para enfrentar a rotina de tristeza e solidão, Maria começou a pintar em tecidos, mas logo depois, num curso oferecido pelo CRAS, órgão da prefeitura de Vilhena que lida com questões sociais, aprendeu a produzir telas.

E tem sido com essa atividade que a artista também reforça o próprio orçamento. “Os primeiros trabalhos eu ofereci, mas hoje muita gente encomenda”, diz, lembrando que faz todo o seu tratamento, com psicólogos e psiquiatras, através da rede pública.

Já reagindo às terapias, Maria lembra do tempo em que a depressão era tão aguda que ela não conseguia sequer pegar no pincel. Hoje, suas pinturas, além da motivação para continuar lutando, lhe garantem também esperança: através dos quadros que comercializa, a pintora está conseguindo bancar parte das despesas de construção da casa própria, no bairro Moysés de Freitas, na periferia da cidade.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.