Visitas: 60312490 - Online: 137

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018

CLARETIANO

24/10/2016 10:59:36
      
Policial federal responde porque vereadores não foram presos antes da eleição em Vilhena

“As investigações não obedecem ao calendário eleitoral”

Uma pergunta que muitos vilhenense vêm se fazendo, após a prisão de vereadores pela Polícia Federal, acusados de integrar um esquema de extorsão contra empresários do setor imobiliário para aprovar loteamentos na Câmara é: por que a ação não aconteceu antes da eleição?

O questionamento, feito inclusive na seção de comentários deste site, vem acompanhado do raciocínio de que as prisões impediriam a reeleição de alguns dos parlamentares agora indiciados e investigados. Também poderia ter reflexos na disputa majoritária, uma vez que a vereadora Marta Moreira (PSC), que concorreu a vice-prefeita do empresário Eduardo Japonês (PV) está entre os denunciados.

O FOLHA DO SUL ON LINE entrevistou um experiente policial, que participa das investigações e que, sob a condição de anonimato, explicou: “A Polícia Federal não segue o calendário eleitoral. Nosso trabalho é baseado em fatos, que poderiam ter acontecido antes ou depois das eleições. Uma coisa não tem nenhuma relação com a outra”.

Embora não mencione os detalhes da empreitada que resultou nas prisões, o agente da PF sugere, com sua declaração, que antes do pleito as provas contra os acusados não eram tão robustas. Se os suspeitos com mandatos fossem presos apressadamente, sem a comprovação concreta dos atos criminosos atribuídos a eles, todos poderiam se livrar de condenações. “Aí, só os ‘laranjas’ iriam pagar”, resume o investigador.

O ESTOPIM
A implosão do esquema começou com a prisão, em flagrante, do vereador José Garcia (DEM), em poder de quem estavam contratos de compra de imóveis que, na verdade, seriam as provas da propina.

O trabalho de investigação prossegue e, com base em depoimentos de “laranjas”, outros parlamentares podem ser presos pelo mesmo crime.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871